Larry Page revela projetos na área da saúde e fala sobre Google Shopping Express

Por Redação | 16.05.2014 às 10:34

Larry Page, presidente do Google, publicou nesta quinta-feira (15) sua carta anual sobre a companhia com um balanço sobre tudo o que vem desenvolvendo até o momento. Ele destacou a evolução do mecanismo de busca, a interação entre dipositivos, o investimento em novos projetos, como o Google Shopping Express, e a incursão na área de saúde com a Calico e a Iris.

Inicialmente, Page falou sobre como o mecanismo de busca mudou ao longo do tempo. Atualmente são 100 milhões de buscas por mês, das quais 15% ele assegura serem inéditas. A companhia vem se esforçando para transformar a busca via Google num diálogo com a máquina – especialmente com os comandos por voz através Google Now – já que entender o contexto e as perguntas dos usuários têm tornado os resultados mais relevantes.

O executivo também citou o fato do Google agora oferecer mais conteúdo antes mesmo dos usuários digitarem algo por completo e da busca "compreender" o que eles querem. "O contexto melhorado ajudará a fazer da busca por algo um processo mais natural e não um amontoado de palavras-chave digitadas de forma artificial no computador. Estamos quase lá: pergunte o quão alto é a Torre Eiffel e, em seguida, quando 'isso' foi construído. Entender o que 'isso' significa em diferentes contextos pode tornar nossa busca uma conversação".

Em seguida, Page destacou as possibilidades de uso de múltiplas telas em diferentes dispositivos. "Nosso browser Chrome, com mais de 750 milhões de usuários, é super-rápido e seguro e trabalha continuamente através dos dispositivos. Abra um mapa em um desktop, ao trocar para um dispositivo móvel, a mesma aba irá abrir e você poderá continuar de onde parou", exemplificou.

Page também falou sobre o crescente desenvolvimento de aplicativos para o Android, presente em mais de um bilhão de aparelhos, e a inclusão do sistema operacional nos novos dispositivos vestíveis, como relógios inteligentes. Tudo, segundo o executivo, com grande foco no design, já que a simplicidade e o visual clean do Google é o que facilitam seu uso.

LARRY PAGE

A frente de saúde do Google pode ser considerada uma surpresa no comunicado do executivo. "Na área da saúde, temos a Calico, uma nova companhia liderada pelo ex-presidente da Genentech, Art Levinson, com foco na saúde, bem-estar e longevidade; e a Iris, uma lente de contato inteligente desenvolvida para transformar as vidas das pessoas com diabetes".

O serviço de entrega Google Shopping Express e os produtos domésticos inteligentes da Nest também foram lembrados. "Recentemente, adquirimos a Nest, companhia que traz adoráveis produtos para casa, como termostatos e outros itens úteis. Estamos muito animados com nosso novo Google Shopping Express, que é uma grande maneira de entregar produtos por meio de carros autônomos no mesmo dia em que você realizou a compra".

Para encerrar, Page também citou que vem investindo em novos talentos e pensando em novas possibilidades. Uma de suas grandes preocupações é o fato de cinco bilhões de pessoas ao redor do planeta não terem acesso a internet. Por isso, o Google está envolvido no Project Loon, que tenta levar pontos de acesso à rede por meio de balões em áreas remotas e rurais. O nordeste brasileiro é uma das regiões que devem receber a novidade.

Fonte: http://investor.google.com/corporate/2013/founders-letter.html