Lançamento dos novos iPads e iMac com tela Retina não empolga acionistas

Por Redação | 17 de Outubro de 2014 às 10h40

A iminência do anúncio de novos produtos da Apple geralmente causa um verdadeiro rebuliço tanto entre os usuários e fãs da marca quanto no mercado financeiro. Foi o que aconteceu no começo de setembro, poucos dias antes do anúncio dos novos iPhones 6, quando os papéis da Maçã atingiram sua maior alta neste ano.

No evento desta quinta-feira (16), no entanto, a coisa foi bastante diferente. Organizada na sede da Apple em Cupertino, Califórnia (EUA), a apresentação da nova linha de iPads, um novo modelo de iMac com tela Retina e o lançamento oficial do OS X Yosemite não empolgou o mercado financeiro nenhum pouco e as ações chegaram a operar em baixa.

Segundo informações do CNET, no começo do evento os papéis estavam em baixa de cerca de 1%, mas voltaram a se estabilizar conforme o evento seguia adiante. No fim das contas, no entanto, o resultado foi mesmo negativo: os novos produtos fizeram com que a Apple se desvalorizasse 1% na Bolsa.

O baixo número de novidades e pouca inovação do novo iPad Air 2 contribuiu para o mal humor do mercado financeiro, que não se agradou com o anúncio e fez os papéis da Maçã se desvalorizarem em 1%

O baixo número de novidades e pouca inovação do novo iPad Air 2 contribuiu para o mal humor do mercado financeiro, que não se agradou com o anúncio e fez os papéis da Maçã se desvalorizarem em 1% (Imagem: Reprodução)

A baixa mostra não só que o mercado pouco se interessou pelo que a Maçã tinha para anunciar nesta quinta, como fortalece a ideia de que o iPhone é mesmo o produto mais importante da empresa. Para se ter uma ideia do tamanho da importância do pequeno dispositivo, ele é responsável por mais da metade de todas as vendas da companhia norte-americana. Em segundo lugar, vem o iPad, responsável por cerca de 15% a 20% da receita da Maçã - embora este número esteja caindo nos últimos tempos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.