LG registra queda vertiginosa nos lucros, mas avança no mercado de smartphones

Por Redação | 24 de Abril de 2013 às 12h39

Recentemente, a LG conquistou o título de terceira maior fabricante de smartphones do mundo, segundo um levantamento realizado pela Strategy Analytics. E, ao que tudo indica, o terceiro lugar condiz perfeitamente com o cenário comercial da companhia que, somente no primeiro trimestre de 2013, teve aumento de 30% na venda de celulares em todo o mundo com 10,3 milhões de unidades distribuídas. A receita total do período fechou com crescimento de 6,8% totalizando US$ 13,01 bilhões (R$ 26 bilhões).

O aumento nas vendas de smartphones foi resultante, principalmente, do lançamento mercadológico do LG Optimus G e da linha L. Mesmo com o sucesso das vendas, o lucro líquido da companhia no período ficou bastante abaixo do esperado, fechando em US$ 20,3 milhões (R$ 40,9 milhões), menos de um décimo dos US$ 214 milhões (R$ 432 milhões) registrados no primeiro trimestre de 2012. A empresa culpa o setor de Home Entertainment pela queda no desempenho. Mas, o lucro líquido da companhia ainda superou a perda de US$ 428 milhões (R$ 864 milhões) do quarto trimestre de 2012.

A divisão de Home Entertainment da LG atingiu seu menor nível ao longo do último ano devido à redução das vendas de plasmas e monitores profissionais, fechando o período com rendimentos na casa dos US$ 4,77 bilhões (R$ 9,6 bilhões). As vendas de monitores e televisores LCD, no entanto, aumentaram nos últimos três meses graças à grande demanda dos mercados europeu e chinês.

Analistas acreditam que o segundo trimestre pode ser ainda mais promissor para a LG no mercado móvel e também com o lançamento de novas SmartTVs com resolução 4K, também conhecidas como Ultra HD.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.