LG pode começar a fabricar chips de 64 bits para seus portáteis

Por Redação | 18 de Fevereiro de 2015 às 14h46
photo_camera BRUNO HYPOLITO / CANALTECH

Aos poucos, o mundo dos processadores para portáteis vai ganhando uma nova face, digamos assim, com a Samsung e a Qualcomm apostando de vez em arquiteturas de 64 bits. Entretanto, ao que tudo indica, uma nova concorrente está de olho no crescente mercado de chips para tablets e smartphones e pretende lançar seu próprio processador em breve.

Essa empresa é a LG, sul-coreana que já não está mais entre as cinco maiores fabricantes de smartphones do planeta, mas que nem por isso quer esfriar as caldeiras de suas fábricas de portáteis. De acordo com o G For Games, a LG planeja entrar no mercado com tudo logo de cara, lançando um chip octa-core de 64 bits.

Vale lembrar que a companhia já debutou no ramo com um processador próprio em outubro do ano passado, o NUCLUN, que deu vida ao phablet LG G3 Screen (foto abaixo) e não foi recebido com louros: os problemas com superaquecimento no gadget parecem ter freado o ímpeto da empresa. Rumores apontam que a fabricante tentou lançar ainda um outro modelo de CPU octa-core de 64 bits (quatro núcleos Cortex-A57 e quatro Cortex-A53), mas novamente esbarrou na questão das altas temperaturas e o projeto foi interrompido antes de virar realidade.

LG NUCLUN

Mas o que mudou para esta suposta terceira tentativa da LG? Aparentemente, o recém-anunciado Cortex-A72 é a base da nova empreitada da empresa. O dispositivo da ARM promete ser 50 vezes mais rápido do que um processador consegue ser na atualidade — e quatro deles devem estar em cada chip da LG. Junto deles, quatro núcleos Cortex-A53.

A parte gráfica também deve receber algo potente: a nova Mali T800, capaz de reproduzir vídeos em 4K, é a favorita. Como processadores com núcleos Cortex-A72 não devem estar no mercado antes de 2016, é provável que leve mais alguns meses para que os rumores em torno de um novo e poderoso chip da LG sejam confirmados.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.