LG estaria trabalhando em uma Smart TV com Open webOS

Por Redação | 25.10.2012 às 11:50

A LG estaria trabalhando em conjunto com a Gram no desenvolvimento e produção de uma televisão Smart TV que usa a plataforma aberta Open webOS. Mesmo com muitas coisas a serem desenvolvidas para se tornar uma plataforma de TVs inteligentes, o webOS já conta com aplicativos como Netflix, Pandora e YouTube. As informações são do webOS Nation.

O projeto de construção de uma plataforma Smart com o Open webOS está em desenvolvimento há meses e a ideia é levar a interface do usuário do webOS para os aparelhos televisores. No caso da LG, a nova plataforma irá substituir a NetCast, apresentada durante a CES 2009, que recebeu poucas atualizações e novos aplicativos ao longo dos anos.

Especialistas afirmam que para que o Open webOS se torne efetivamente uma plataforma de televisores inteligentes, ele precisa ganhar aplicativos compatíveis com o seu sistema, algo que ele nunca teve. No entanto, as aplicações que deverão integrar o novo software já estão sendo desenvolvidas em Enyo.

Televisor LG

Reprodução: webOS Nation

Além disso, os desenvolvedores da plataforma estão trabalhando arduamente para resolver um dos principais problemas apresentados pelo software, a lentidão para iniciar o sistema. Uma das soluções encontradas pela equipe é deixar uma parcela do computador integrada com a TV ligada, mesmo com a tela inativa.

Fontes ligadas à LG afirmam que a empresa optou pela utilização do webOS em seus novos televisores, pois não se sente confortável com os termos de uso da plataforma Google TV, do Google. E também por medo do que a Apple poderia fazer se eles se tornassem competitivos no mercado de Smart TVs.

A LG e a Gram planejam apresentar os primeiros modelos de televisores inteligentes com Open webOS durante a conferência CES 2013. Mas, por enquanto, ainda não há nenhuma previsão de lançamento e de valores para os novos aparelhos.