LG e Google fecham acordo para compartilhar patentes por 10 anos

Por Redação | 05.11.2014 às 15:34
photo_camera Divulgação

A LG anunciou nesta quarta-feira (5) que fechou um acordo de licença de patente mundial com o Google. Com isso, as duas companhias podem compartilhar a tecnologia de patentes já existentes, assim como aquelas que serão registradas nos próximos 10 anos. O acordo judicial vale pelo mesmo período, com início imediato.

De acordo com informações do site The Next Web, as duas empresas têm mantido parcerias durante um longo período de tempo, o que faz com que a decisão de ambas em compartilhar avanços tecnológicos não seja uma surpresa. A LG foi responsável pela fabricação dos smartphones Nexus 4 e Nexus 5, com o sistema operacional do Google, o Android, além de fazer parte do Open Automotive Alliance, do Google, em uma tentativa de ajudar na expansão da plataforma móvel da gigante das buscas na área automobilística.

O comunicado de imprensa informando o acordo não especifica quais áreas de negócio essas patentes incluem, mas é possível que diga respeito a trocas mais substanciais de informações entre as funções do Android pelo Google e de hardware pela sul-coreana.

Vale lembrar que o Google fechou recentemente um acordo semelhante de 10 anos com a Samsung, com um interesse em compartilha tecnologias, em especial aquelas voltadas para a linha Galaxy.

Com o acordo entre essas empresas elas passam a ter oportunidades mais consistentes de desenvolvimento de tecnologia nos próximos anos, e o compartilhamento de patentes deve se refletir nos lançamentos das marcas, tanto na área de software como de hardware, uma vez que as entidades optaram pela colaboração ao invés da clássica concorrência.

Fonte: http://thenextweb.com/google/2014/11/05/google-lg-agree-share-patents-next-decade/