Kinect vai ajudar crianças no tratamento da dor

Por Redação | 08 de Abril de 2013 às 09h50

O Centro Médico Infantil de Washington, Estados Unidos, inaugurou um complexo hospitalar de atenção à dor. O objetivo do local é ajudar a eliminar a dor em jovens pacientes utilizando jogos de videogame.

Os pacientes vão interagir com jogos especialmente concebidos para o tratamento por meio do Xbox e seu Kinect, e os médicos esperam que a atividade ajude a promover uma melhora na saúde das crianças sem que elas percebam que estão sendo tratadas.

A gamificação, como é conhecido o procedimento de promover o engajamento do usuário (neste caso, paciente) a partir de ações dentro de jogos, vai permitir que elas brinquem ao mesmo tempo em que os médicos analisam a amplitude de seus movimentos.

Por meio de um vídeo de apresentação, os profissionais por trás do projeto explicam que muitas vezes é difícil entender a dor, especialmente em crianças, devido à sua natureza subjetiva. Normalmente, os médicos têm apenas as medições em uma escala de 1 a 10 para usar como referência, o que dificulta seu trabalho.

Além de servir como distração para as crianças doentes, os games também podem direcionar seus corpos da mesma maneira que acontece em uma sessão de fisioterapia. Isso permite que os médicos monitorem sua frequência cardíaca e movimentos, e, com base nas observações, eles podem mudar o tratamento e terapia em tempo real para ajustá-lo à capacidade da criança.

Por exemplo, se uma criança é capaz de esticar seus ombros alguns centímetros a mais durante o jogo, o software do Kinect vai detectar o movimento em graus exatos e indicar uma área problemática. O sistema do jogo é capaz ainda de segmentar e rastrear 24 pontos musculoesqueléticos do corpo.

Não é a primeira vez que ouvimos falar sobre todos os benefícios que o Kinect pode trazer para tratamentos de fisioterapia. Existe até um infográfico que mostra como os games podem ajudar a melhorar sua saúde!

Confira o vídeo de apresentação da unidade de tratamento da dor do Children's National Medical Center:

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.