Jovem que bebia 8 litros de refrigerante por dia perde todos os dentes

Por Redação | 07 de Fevereiro de 2013 às 06h06

Com apenas 25 anos de idade, o autraliano William Kennewell será obrigado a utilizar próteses dentárias para o resto da vida, já que o seu consumo intenso de refrigerante foi responsável pelo apodrecimento de todos os dentes, segundo uma reportagem do jornal australiano The Advertiser. "Eu bebia entre seis e oito litros de refrigerante, na maior parte refrigerante de cola, todos os dias", disse.

Segundo o jornal, Kennewell ignorou os constantes avisos de dentistas de que seu vício acabaria apodrecendo a raiz de seus dentes. O alerta de seu dentista não só se tornou realidade como o jovem também sofreu uma septicemia, uma infecção sanguínea, causada pelo aprodecimento dos dentes.

William, que mora na cidade de Salisbury, perto de Adelaide, no sul da Austrália, trabalha para a indústria hoteleira local, e conta que teve que remover todos seus últimos 13 dentes após a septicemia. Um adulto saudável possui de 28 a 32 dentes. "Eu comecei porque não era um grande fã de água, e trabalhando na indústria hoteleira é fácil ter acesso a refrigerantes", contou ao jornal local.

Médicos autralianos agora estão estudando a situação de Kennewell para evitar que casos semelhantes aconteçam com crianças mais jovens. Liderado pelo pesquisador Dr Jason Armfield, do Centro de Pesquisa para Saúde Bucal da Austrália, o estudo pede que avisos sejam colocados em embalagens de refrigerantes para alertar a população sobre os possíveis efeitos nocivos da bebida.

Um levantamento realizado no país mostra que cerca de 56% das crianças australianas, com idade entre cinco e 16 anos, consomem ao menos uma bebida doce por dia - seja suco ou refrigerante. Uma lata de refrigerante de 335 ml contém cerca de 39 g de açúcar.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.