Efeito web: jornais impressos cortam cerca de 1.400 funcionários por mês

Por Redação | 08 de Outubro de 2012 às 14h55

Uma análise realizada pelo Ad Age Data Center mostrou o cenário de empregos no setor da comunicação nos Estados Unidos. Mais especificamente, ele mostrou que nos últimos 12 meses, os jornais demitiram em média 1.400 funcionários por mês, enquanto a internet, no mesmo período, contratou 400 por mês.

A pesquisa apontou que uma entre cada seis pessoas que faz parte da indústria da comunicação no país trabalha no setor de mídias digitais. Houve um aumento de 54% de empregos voltados a negócios da Internet em relação ao número de vagas antes da recessão de 2008. No entanto, a média de emprego global dos EUA está 18% abaixo de onde estava antes da recessão de 2007-2009.

Segundo informações do El País, no início da recessão, em 2007, as mídias digitais empregavam 76.800 pessoas, o que representava 6% do setor de mídia no país. Dois anos depois, a área ultrapassou o setor de TV por assinatura e rádio no número de empregados.

Com a atual progressão dos dois parâmetros - mídia digital em alta e mídia impressa em queda -, a Internet será o primeiro setor a gerar emprego para a indústria da comunicação até meados de 2016.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.