Itautec apresenta caixas de autoatendimento para otimização de varejo

Por Rafael Romer | 05.07.2013 às 16:35

A Itautec introduziu na última semana, durante a realização do Autocom 2013 (Congresso Internacional de Automação Comercial), sua linha de produtos one-stop shop (compra em uma parada, em tradução livre) para o mercado nacional, focadas no aumento de produtividade e agilidade em pontos de venda (PDVs) do varejo.

De produção nacional, as máquinas já são comercializadas em países europeus como Espanha e Portugal, e devem começar a entrar no Brasil agora. Segundo o representante da Itautec, Alexandre Barbosa, o crescimento na demanda por produtos de automação comercial no país é algo relativamente recente, que aumentou nos últimos dois anos, o que justifica o lançamento nacional agora. "O preço [dos equipamentos] caiu um pouco e o mercado está mais sensível. O que o mercado [varejista brasileiro] tem dito é que precisa desesperadamente melhorar o atendimento", explicou Barbosa ao Canaltech.

Para setores de supermercados, a Itautec deve trazer a solução de etiqueta de preço digital, desenhada em e-paper, que pode trocar o preço de produtos nas prateleiras automaticamente através de uma central em Wi-Fi.

Além disso, a fabricante também introduzirá o modelo QuickWay SelfCheckout PayTower, com interface dupla, que permite que até dois consumidores passem seus próprios produtos por vez no ponto de pagamento sem a necessidade de um operador de caixa. O caixa automático possui balança para pesar produtos, interface de navegação e permite pagamentos através de cartões de débito e crédito.

Para o setor de magazines em geral, a empresa deverá introduzir o Prizis Kiosk SelfCheckout, uma versão mais simplificada para auto atendimento de consumidores. Assim como a PayTower, a solução otimiza o tempo do consumidor e do varejista na hora do pagamento de produtos, automatizando os processos operacionais. O equipamento possui scanner de código de barras, pinpad e tela de navegação, e permite pagamentos por meio de cartões de crédito e débito.

Ambos sistemas possuem ainda tecnologia de Circuito Fechado de Televisão, associada às etiquetas EAS nos produtos, para monitorar a utilização do equipamento com câmeras.

Mobilidade

Outra novidade apresentada durante a feira é o PDV Móvel, solução que permite a realização de vendas em qualquer lugar da loja baseada no SIAC Store (Sistema Itautec de Automação Comercial), portado para rodar em tablets com o sistema Android.

Com um tablet em mãos, o vendedor é capaz de abordar um cliente próximo ao produto de desejo, permitindo capitalizar as vendas por impulso e evitando a desistência do cliente durante o deslocamento até uma estação de venda. "Hoje as lojas investem em um ambiente meio lounge, uma coisa descolada, elas querem que a pessoa fiquem à vontade, não querem levar o consumidor até o ponto de venda para fazer um cadastro. Você tira esse incômodo do processo de venda", explicou Barbosa.