Investimento em TI moderniza Aeroporto Internacional de Guarulhos

Por Redação | 05 de Junho de 2014 às 09h30

O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport) está entre os mais modernos do Brasil e grande parte dessa evolução acontece devido ao investimento em Tecnologia de Informação. A infraestrutura, que agora possui alto padrão de sistema de comunicação, vem sendo desenvolvida através da parceria entre as empresas Alcatel-Lucent Enterprise e a VS Telecom.

A Alcatel-Lucent Enterprise atua no setor de comunicação e redes e a VS Telecom trabalha com telecomunicações. Ambas são destaque na reformulação da estrutura do aeroporto, que em 2012 passou a ser gerido por meio de uma concessionária de iniciativa privada.

"A tecnologia de voz e dados da Alcatel-Lucent Enterprise, em parceria com a VS Telecom, atualizou o sistema de comunicação de voz do aeroporto, incluindo o recém-inaugurado Terminal 3, para oferecer telefonia IP, digital e analógica em todos os ramais internos e dos condôminos (lojas, restaurantes, empresas aéreas, etc) do sítio aeroportuário", comentou o gerente do GRU, Luiz Eduardo Ritzmann.

O Terminal 3 atende voos internacionais e possui área de 192 mil m², maior que os outros três terminais juntos. Seus dois pátios têm capacidade para 34 aeronaves.

Com o investimento, o aeroporto também ganhou um data center de acordo com as mais novas soluções em tecnologia da informação e telecomunicações. Os servidores e switches da Alcatel-Lucent estão em ambiente com alto padrão de segurança e redundância de energia, composta por cinco níveis, fazendo com que a infraestrutura nunca saia do ar e garantindo o funcionamento ininterrupto dos serviços.

Ao todo são mais de 10 mil portas de voz instaladas, distribuídas entre o prédio da Administração, Terminais de Passageiros, Terminal de Cargas (TECA), Terminal Remoto, canteiro de obras, além de Wi-Fi para uso corporativo.

“O escopo de atendimento de manutenção e configuração, sob a responsabilidade da VS Telecom, totaliza 10.518 portas de voz (ramais e troncos), 600 portas de dados, que incluem os pontos de rede e Wi-Fi na área administrativa”, afirma Sérgio Udo, diretor comercial da VS Telecom e responsável pelo projeto.

Ritzmann destaca a importância do investimento nesse setor do aeroporto. "A infraestrutura de telecomunicações é a responsável por atender o principal ‘hub’ aeroportuário da América Latina. Os ramais telefônicos atendem, além da área administrativa, a segurança, a manutenção, o ambulatório, todos os balcões de check-in dos quatro terminais, as agências bancárias, os Correios, as locadoras de carros, o Free Shop, lojas, restaurantes e o Hotel Pullman SP International Airport (antigo ‘Caesar Park’), que também faz parte do sítio aeroportuário. Sem mencionar os telefones das autoridades públicas que atuam no aeroporto. Os switches são os responsáveis pela parte de dados e telefonia IP desses órgãos e de todo aeroporto”.

“Segurança operacional, a experiência do passageiro (cliente) e o engajamento das pessoas são os pilares do GRU Airport, que tem como principal referência disso o Terminal 3”, completa Renato Yoshizako, gerente de canais da Alcatel-Lucent Enterprise no Brasil.

Além de melhorias na comunicação, o aeroporto também facilitou o fluxo de passageiros do Terminal 3 com despacho automático de bagagens, portões eletrônicos de controle de imigração/emigração e sistema que vai permitir despachar bagagens com dez horas de antecedência.

O GRU-Aeroporto Internacional de Guarulhos é o maior do Brasil e registrou 32,8 milhões de passageiro em 2012. Cerca de 38 mil pessoas trabalham no aeroporto.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.