Intel quer melhorar sistema de comunicação de Stephen Hawking

Por Redação | 22 de Janeiro de 2013 às 11h32
photo_camera Geek.com

Stephen Hawking é muito conhecido por seus trabalhos e opiniões sobre alguns mistérios da física, no entanto, a doença de Lou Gehrig (também conhecida como esclerose lateral amiotrófica) tem debilitado cada dia mais o físico. Hawking utiliza um sistema computadorizado moderno que é capaz de reconhecer algumas de suas expressões faciais que são traduzidas por um sistema computadorizado de sintetizador de voz.

Mas, com o passar dos anos e o aumento de sua debilitação, o sistema usado por Hawking já não consegue corresponder aos seus comandos de forma precisa e apurada como era antes. Sua fraqueza tem feito com que o sistema se torne ineficiente, já que ele tem uma média de entrada de uma palavra a cada minuto - Stephen Hawking soletra as palavras que deseja falar.

Então, o físico entrou em contato com a Intel para ajudá-lo a encontrar uma solução para o seu problema de comunicação e o atual diretor de tecnologia e do Intel Labs, Justin Rattner, aceitou o desafio. Segundo o DVice, a ideia de Rattner é criar um sistema sensível a outras expressões faciais e movimentos, no caso, a nova plataforma utilizaria a boca de Hawking e os movimentos de suas sobrancelhas para continuar trabalhando da mesma forma com que o físico forma suas palavras, só que até 10 vezes mais rápido do que o atual sistema.

A Intel também estuda o uso de uma infraestrutura de reconhecimento facial intensiva para identificar as letras e formar as palavras que Stephen Hawking desejar. Além disso, a empresa acredita que o novo sistema não beneficiará somente o físico, mas também outras pessoas que tenham qualquer tipo de dificuldade de comunicação ou até mesmo os idosos, que precisam de acompanhamentos.

Para Hawking, que comemorou 70 anos recentemente, o novo sistema é uma medida extremamente necessária para que ele continue a contribuir com a física com suas pesquisas e conhecimentos.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.