Intel prepara nova linha de chips de baixo consumo baseados no Broadwell

Por Redação | 23 de Julho de 2013 às 11h17

A Intel atualizou seu relatório de lançamentos com um novo chip de baixo consumo de energia para servidores, em uma tentativa de concorrer diretamente com outras fabricantes de processadores de baixo consumo. O novo chip será baseado na nova microarquitetura Broadwell, que deve ser introduzida no mercado no próximo ano como o sucessor natural do design Haswell. As informações são do PC World.

O sistema integrado no novo chip combinará vários componentes em um único espaço para reduzir o consumo de energia e garantir algumas exigências de espaço. No mercado de servidores, esses tipos de chips são utilizados com frequência em micro-servidores, que é um tipo de servidor de baixa potência usado para grandes cargas de trabalho online. O novo chip, anunciado nesta segunda-feira (22), será o primeiro SOC da Intel que utilizará a mesma arquitetura dos poderosos chips Xeon.

"Com este novo produto, estaremos oferecendo o melhor de dois mundos: alto desempenho e alta densidade", afirmou Diane Bryant, gerente geral de data center e sistemas conectados da Intel, em um evento da empresa em São Francisco, Estados Unidos. O novo chip, que ainda não teve seu nome revelado, será fabricado em um processo de 14 nanômetros e incluirá I/O integrado, redes e aceleradores de aplicação.

Relatório novos chips servidores Intel

Reprodução: PC World

O novo processador permitirá à Intel alcançar um patamar intermediário entre seus atuais processadores Atom, que se concentram no baixo consumo de energia, e nos processadores Xeon, que são ajustados para um desempenho maior, mas que também consomem mais energia. A nova aposta da Intel surge no momento em que concorrentes como a AMD estão desenvolvendo SOCs de baixo consumo baseados na arquitetura ARM no Reino Unido.

Mas, este não é o único chip de baixo consumo que a Intel irá oferecer. A empresa iniciou recentemente a distribuição do processador Xeon E3 baseado na arquitetura Haswell, e novas versões do chip com base no Broadwell são esperadas para o próximo ano. Estes novos processadores Xeon serão de "uso geral", diferente dos SOCs para sistemas de alta densidade.

Na família Atom, a Intel começará a distribuir um novo chip ainda este ano com o codinome de Avoton, com base em um núcleo conhecido como Silvermont.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!