Intel lança plataforma da Internet das Coisas

Por Redação | 10.12.2014 às 11:34

A Intel é uma das empresas que mais tem mostrado interesse na Internet das Coisas (IoT), já tendo, inclusive, montado um estande na CES deste ano para mostrar as possibilidades dos aparelhos que utilizam a tecnologia e como eles pode contribuir para melhorar estabelecimentos, residências e o urbanismos das cidades.

A gigante dos chips também deu início a um consórcio IoT em conjunto com a Samsung, Dell e outras empresas no início deste ano. Agora, o próximo grande passo da empresa é lançar uma nova plataforma de IoT que promete ajudar empresas a testar o sistema, implantar e proteger os dispositivos inteligentes de maneira fácil.

A plataforma também prevê o cumprimento de diferentes processos até que as soluções sejam apresentadas de maneira utilizável aos consumidores e usuários. Centrais de segurança, uma central de dispositivos, gerenciamento dos dados na nuvem e mensuração de informações extraídas são os principais destaques da iniciativa.

Plataforma da Intel

A ênfase na Internet das Coisas, que representa uma crescente porção dos negócios da fabricante, é uma resposta direta à Qualcomm, que abocanhou o mercado de chips móveis da Intel e já está preparada para assumir a IoT com a Alliance AllSeen e a AllJoyn, ambas destinadas a unificar o fragmentado mercado da Internet das Coisas. Ou seja, a Intel irá bater de frente com a chinesa também no mercado de IoT, o que pode beneficiar os consumidores e o próprio mercado da Internet das Coisas, que ainda cresce lentamente, mas que pode ganhar um impulso para se propagar pelo mundo com mais rapidez.

Além disso, o desenvolvimento da plataforma mostra que a Intel parece ter aprendido com os erros do passado, quando entrou tardiamente para o mercado de dispositivos móveis. Agora, a empresa busca fechar parcerias para alavancar de uma vez por todas essa tecnologia.

Fonte: http://www.engadget.com/2014/12/09/intel-iot-platform/?ncid=rss_truncated