Intel lança rede Ethernet Thunderbolt de 10 giga para Macs e PCs

Por Redação | 08 de Abril de 2014 às 14h40

A Intel divulgou nesta segunda-feira (7) um complemento ao padrão de interconexão Thunderbolt 2 que permitirá que usuários transfiram dados entre Macs e PCs a uma velocidade de até 10 Gbit/s por meio de uma conexão Ethernet emulada.

Os usuários do Mac OS Mavericks com o Thunderbolt 2 já têm acesso à novidade, segundo o release divulgado pela fabricante de chips. Os usuários de PCs, por outro lado, receberão um driver permitirá a troca de dados entre os diferentes sistemas operacionais em breve.

Desde o seu lançamento, a tecnologia Thunderbol já permitia a conexão a redes Ethernet, no entanto limitava-se a uma velocidade de 1 Gbit/s. Com a novidade, a capacidade de transmissão de dados aumentará consideravelmente, mas, por enquanto, será limitada a apenas duas máquinas.

Apesar da novidade para PCs não ter data marcada, a Intel está fazendo demonstrações da tecnologia no encontro National Association of Broadcasters que acontece em Las Vegas, Nevada.

Intel Thunderbolt 2

A novidade afetará diversas áreas, como a indústria cinematográfica, que vai sentirá o aumento na velocidade de transferência principalmente com arquivos de vídeo com resolução Ultra HD, que costumam ser muito grandes.

Atualmente, apenas os modelos recém-lançados Mac Pro e MacBook Pro com tela Retina estão equipados com o Thunderbolt 2.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.