Intel lançará o PC ultra compacto "Next Computing Unit" ainda este ano

Por Ultra Downloads | 08.05.2012 às 10:00
Intel NUC

Que tal ter um computador completo com processador de última geração medindo apenas 10cm por 10cm? Pois é, com esse diminuto tamanho o "Next Computing Unit" da Intel, ou somente NUC, vem equipado com processador Ivy Bridge (i3 ou i5), dois slots de memória SO-DIMM (como de notebooks), saídas de vídeo Thunderbold e HDMI, portas USB 3.0 e dois leitores mini PCI-Express.

Mesmo que não ofereça um nível de performance que agrade aos entusiastas por desempenho, pode ser uma excelente opção para aqueles que querem um computador simples para executar as tarefas do dia-a-dia, ou mesmo um HTPC (Home Theater PC), consumindo pouca energia e não deixando o usuário na mão na hora de executar alguma tarefa que exija um pouco mais de processamento.

O grande trunfo do NUC é o fato dele trazer um modelo Ivy Bridge, pois o processamento gráfico do sistema fica por conta dos gráficos integrados Intel HD 4000, que é capaz de fornecer um desempenho razoável e com um nível aceitável de consumo de energia, sendo uma opção interessante para instituições de ensino e empresas similares em que o consumo elétrico muitas vezes é um fator determinante.

Tamanho do Intel NUC

O preço sugerido - até então - é de US$ 100, consideravelmente maior do que os US$ 25 do Raspberry Pi, um computador completo e ainda menor (8,5cm por 8,5cm), mas ao contrário do NUC ele apresenta limitações em relação à quantidade de memória RAM e processamento (o Raspberry Pi possui um processador ARM de 700 MHz e 128 MB ou 256 MB de memória).

Talvez com os incentivos certos e um esforço do marketing por parte da Intel o NUC possa interessar a uma enrome demanda de usuários que querem um computador completo sem investir muito, mas teremos que esperar até o lançamento (no segundo semestre) para conferir.