Intel expande seu negócio de processadores personalizados para grandes empresas

Por Redação | 27 de Agosto de 2013 às 13h45

A Intel está focada na expansão de sua operação dedicada a processadores personalizados para atender uma tendência crescente de empresas de construção de servidores que precisam atender determinadas cargas de trabalho ou projetos de data centers específicos.

A vice-presidente sênior e gerente geral do grupo de Datacenters e Sistemas Conectados da Intel, Diane Bryant, contou ao PCWorld que no ano passado a Intel forneceu processadores personalizados para 18 empresas, entre elas gigantes como eBay e Facebook.

"Essa tendência está crescendo. No ano passado, nós entregamos 18 soluções de processadores de silício personalizados para uma gama completa de clientes diretos, revendedores e usuários finais, a fim de atender às suas necessidades específicas", disse Bryant, que dirige o grupo mais rentável da Intel.

A nova investida vai ajudar a complementar o negócio de chips para servidores da Intel, principalmente com as mudanças de infraestruturas que estão acontecendo devido a crescente adoção da computação na nuvem, Big Data e outras aplicações. Tudo isso aumenta a demanda por processadores customizados para cada solução.

Citando grandes nomes como Google e Facebook, Bryant diz: "Quando você trabalha com esses usuários finais que têm a tecnologia como seu core business, eles são muito claros sobre a sua necessidade. Eles sabem quais são suas cargas de trabalho, quais são as suas diversas aplicações".

O nível de personalização de cada processador varia de acordo com a carga de trabalho, projeto de data center e soluções de refrigeração do mesmo. Tudo isso influencia na contagem de núcleos, mudanças na frequência, entre outras alterações feitas especificamente para cada caso. Para criar a solução certa, os clientes costumam dar informações sobre os aplicativos que estão sendo executados, aceleradores que eles precisam, desempenho e nível de consumo de energia que eles procuram atingir.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.