Intel está trabalhando no Jarvis, assistente pessoal que concorrerá com a Siri

Por Redação | 29.01.2014 às 13:59

A assistente pessoal digital da Apple, a Siri, deu início a uma revolução na forma como interagimos com nossos dispositivos, mas desde o seu lançamento, o software vem apresentando poucas melhorias. Algumas limitações, como estar conectado à internet para fazê-lo funcionar, ainda persistem. De 2011 para cá, outras soluções surgiram e há quem diga que muitas delas são melhores que a da Apple, que agora também terá a Intel como sua concorrente.

De acordo com informações do site Quartz, a maior fabricante de chips do mundo está desenvolvendo sua própria tecnologia de reconhecimento de voz. Relatos dizem que ela será mais rápida que a Siri e funcionará sem qualquer necessidade de estar conectada à internet, podendo ser utilizada a qualquer momento.

Até agora o sistema é chamado de Jarvis e, ao que tudo indica, será embarcado em chips da Intel que serão incorporados a headsets que se comunicarão com dispositivos móveis. A ideia é que não seja necessário estar conectado à internet para executar comandos básicos, como pedir para atender a uma ligação, ou passar à próxima música e coisas do tipo. Tudo muito rápido e sem a típica espera de 4 segundos exigida pelos assistentes de hoje em dia.

"O quão chato é você estar num lugar sem conexão wi-fi e seu assistente não conseguir executar tarefas simples?", questiona Mike Bell, diretor da área de dispositivos vestíveis da Intel. "Tudo bem você não conseguir fazer uma reserva num restaurante, afinal de contas o dispositivo não pode acessar a nuvem para isso. Mas, poxa, porque não posso acessar o Google Maps no meu telefone ou colocá-lo no mudo?".

Ainda de acordo com o Quartz, a Intel lançará a tecnologia para "qualquer fabricante, o que poderia ajudá-las a se diferenciar da Apple e das ofertas habituais do Google". Aparentemente, a Siri e o Google Now acabaram de ganhar um novo concorrente. Será que vai dar certo?