Intel e Luxottica fecham acordo para produção de óculos inteligentes

Por Redação | 03.12.2014 às 16:08

Mesmo a passos lentos, o mercado de dispositivos móveis está crescendo e ganhando milhares de adeptos em todo o mundo. Agora, a indústria wearable ganhou um novo reforço que promete explorar todo o potencial dessa nova categoria de aparelhos. Trata-se da Intel, que revelou nesta quarta-feira (3) uma parceria com a fabricante Luxottica Group para a produção de novos modelos de óculos inteligentes.

De acordo com o site CNET, as duas empresas esperam criar produtos altamente tecnológicos, mas que ao mesmo tempo apresentem um design confortável e fashion. "Esperamos que nossas experiências ajudem a conduzir a inovação em um ritmo muito mais rápido e quebrem as barreiras do que sabemos ser possível fazer", comentou o CEO da Intel, Brian Krzanich. A expectativa é que o primeiro acessório desenvolvido pelas companhias seja lançado em 2015.

Esta não é a primeira parceria da Intel focada no mercado de tecnologias vestíveis. Recentemente, a fabricante de processadores assinou acordos com instituições como a SMS Audio, para criar fones de ouvido inteligentes; a Fossil, para acessórios e relógios; e a Opening Ceremony com sua pulseira de luxo MICA. Todos os gadgets são voltados para usuários antenados com o mundo da moda, o que leva a crer que a parceria com a Luxottica também seguirá pelo mesmo caminho.

"Esta é uma oportunidade incrível para inovar e moldar o futuro dos óculos", disse Massimo Vian, presidente-executivo da Luxottica Group. Entre as marcas vendidas pela companhia italiana estão Oakley, Oliver Peoples e Ray-Ban, além de nomes licenciados como Coach, Versace, Chanel e Prada.

O acordo entre Intel e Luxottica vem dois dias após uma reportagem do Wall Street Journal afirmar que a segunda versão do Google Glass contará com chips produzidos pela Intel. As empresas estariam desenvolvendo novos métodos funcionais para aumentar a autonomia de bateria do acessório da gigante das buscas - um dos recursos mais criticados na versão Explorer vendida atualmente.

Além disso, a própria Luxottica já tem uma parceria com o Google que prevê o lançamento de armações de luxo para o Glass a partir do ano que vem. O contrato prevê a venda dos óculos do Google, assim que ele chegar a sua versão final, em mais de cinco mil lojas da Luxottica nos Estados Unidos.