Intel desenvolve tecnologia para acabar com os cabos de PCs

Por Redação | 06 de Junho de 2014 às 08h37

Se depender da fabricante Intel, os cabos de computadores estão com os dias contados. A companhia vem desenvolvendo tecnologia para que todas as funções básicas de um computador sejam realizadas sem a necessidade de fios.

A novidade foi anunciada pela Intel no Computex, em Taipé, China, que diz estar trabalhando numa tecnologia capaz de fazer recarga via ressonância magnética e transferir conteúdo sem a necessidade de fios. As informações são da Computer World.

A expectativa é que o PC completamente sem fio esteja disponível em 2016. Até lá, a Intel deve entregar o processador Skylake, sucessor do Broadwell, que virá com capacidade de ativar as funcionalidades sem uso de cabos.

Para realizar a tarefa, a Intel utilizará a tecnologia WiGig, três vezes mais veloz do que o Wi-Fi atual, com possibilidade de chegar até 7 Gbps. O WiGig pode conectar desktops a telas e também se comunicar com teclados e mouses. A novidade poderá até mesmo substituir cabos HDMI e DisplayPort e já pode ter módulos disponíveis no começo do próximo ano.

Para demonstrar o uso da recarga sem fio, a Intel demonstrou durante o evento um laptop Lenovo Yoga, que, quando próximo do dispositivo de recarga, teve sua tela com brilho mais forte indicando alimentação de energia. A companhia adiantou que a tecnologia será capaz de suprir mais de 20 watts.

Empresas como Dell, Asus, Lenovo, Toshiba, Logitech e Panasonic devem lançar produtos baseados nesta tecnologia em 2016.

Fonte: http://www.computerworld.com/s/article/9248824/Intel_wants_your_next_PC_to_have_no_wires

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.