Intel anuncia quarta geração de processadores (Haswell) no Brasil

Por Pedro Cipoli | 05 de Junho de 2013 às 14h50

Em evento realizado hoje em São Paulo, a Intel lançou oficialmente a quarta geração de processadores Core i, conhecida como Haswell. Segundo Fernando Martins, presidente da Intel Brasil, o avanço em relação à geração anterior, Ivy Bridge, bate em dois pontos principais: aumento de autonomia de bateria e melhoria de performance gráfica.

Intel

Foto: Pedro Cipoli/Canaltech

"A capacidade de processamento gráfico dobrou em relação à geração anterior", comenta Fernando, referindo-se às GPUs GT2 (HD 4500) e GT3 (Iris Pro Graphics), que equiparão o Haswell utilizando a mesma tecnologia de 22 nanômetros, que agora se aproxima mais da abordagem de um SoC, em que tanto CPU quanto GPU ficam encapsulados em um mesmo pacote de silício.

Intel

Foto: Pedro Cipoli/Canaltech

Segundo a Intel, o consumo de bateria dessa nova geração é 50% menor do que o da anterior. A empresa afirma que estes são os primeiros modelos com TDP menor do que 6 watts em alguns modelos de baixa voltagem, aumentando a duração média de 6 para 9 horas em uso comum e até 14 dias em stand-by, o que permitirá a atualização, recebimento de e-mails, mensagens e conexão com redes sociais mesmo em modo de espera.

Intel

Foto: Pedro Cipoli/Canaltech

O foco da apresentação ficou em torno da terceira geração de ultrabooks que virão com modelos Core i5 e Core i7 de quarta geração por baxo do capô, bem como tecnologia Wireless Display, telas sensíveis ao toque por padrão, conexão thunderbolt para suportar até 3 monitores simultâneos e resolução 4K (3840x2160).

Intel

Foto: Pedro Cipoli/Canaltech

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.