Intel anuncia fechamento de sua loja de aplicativos

Por Redação | 30 de Janeiro de 2014 às 13h25

A Intel anunciou que está fechando a AppUp, sua loja online de aplicativos para netbooks e ultrabooks. A partir do dia 11 de março, os usuários dos computadores da marca não mais poderão acessar o serviço para fazer download dos softwares. Entretanto, as aplicações que necessitam de conexão aos servidores do marketplace continuarão funcionando até 15 de maio de 2015, quando os servidores serão desligados permanentemente.

Em comunicado oficial, a Intel não deu muitos esclarecimentos sobre os motivos que levaram ao fechamendo da AppUp. A empresa afirma que passará a se focar em inovações e nas plataformas de nova geração. Por telefone e em entrevista ao CNET, porém, a companhia afirmou que os seus consumidores mudaram e, por isso, a empresa também precisa modificar sua postura.

De acordo com o representante da companhia, a ideia agora é trabalhar com serviços baseados na nuvem e interfaces para programação. Esse último aspecto é fruto das aquisições de empresas como a Mashery e a Aepona, que foram compradas em 2013 pela Intel devido às tecnologias de gerenciamento de APIs e monetização de aplicativos.

O anúncio do fechamento da AppUp representa o corte de planos anunciados pela Intel em 2010. Ao lançar a loja de aplicativos, que teve foco inicial nos netbooks, a empresa pretendia criar um marketplace integrado, que com o tempo também serviria PCs, smartphones e televisores inteligentes.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!