Intel anuncia compra da startup canadense PasswordBox

Por Redação | 01 de Dezembro de 2014 às 14h13

A Intel anunciou nesta segunda-feira (1) a aquisição da PasswordBox, empresa canadense fabricante de software de gerenciamento de identidade digital. A compra tem como objetivo reforçar o negócio de segurança da Intel, expandindo os serviços da empresa para além do negócio de processadores. As informações são do TechCrunch.

A Intel optou por não divulgar detalhes da compra, como o valor pago pela PasswordBox, mas divulgou um comunicado informando que “os termos da transação não foram divulgados e não são relevantes para as operações da Intel”. O anúncio oficial, no entanto, deve acontecer ainda hoje em Montreal, onde a PasswordBox foi criada em 2012 e onde a Intel mantém escritórios.

O software desenvolvido pela PasswordBox já teve mais de 14 milhões de downloads e todos os 48 funcionários da empresa passam automaticamente a integrar a equipe Intel de segurança na divisão Safe Identity. Com a aquisição, a Intel espera continuar investindo nas tecnologias desenvolvidas pela startup canadense. “A aquisição é esperada para apoiar inovações futuras que serão anunciadas em uma data posterior”, destacou a Intel.

A tecnologia desenvolvida pela PasswordBox funciona como um armário digital de informações pessoais, onde o usuário pode armazenar senhas para sites, notas criptografadas, informações sobre passwords e outros dados. O software da empresa ainda permite que o usuário escolha o que fazer com as informações armazenadas após a própria morte, recurso possível pela aquisição da empresa Legado Locker pela PasswordBox, que aconteceu no ano passado.

Para o CEO e cofundador da PasswordBox, Daniel Robichaud, a empresa passou os últimos dois anos construindo um produto que os clientes pudessem gostar e confiar. “Nós compartilhamos a visão da Intel de Segurança de acesso simples, seguro e proteção de identidade em todas as plataformas e dispositivos. Juntos, acreditamos que podemos oferecer aos nossos clientes tecnologia de classe mundial, experiência e apoio para levar esse acesso a qualquer lugar, todos apoiados pela Intel”, afirmou ele em comunicado. Recentemente, a PasswordBox conseguiu arrecadar US$ 6 milhões em um evento de investimentos em startups canadenses, o OMERS Ventures.

Entre os objetivos da Intel com a aquisição da PasswordBox está avançar na oferta de serviços de valor agregado para as empresas, combate a pirataria na rede, e a busca por mais serviços que permitam a proteção de senhas. Com o crescimento de serviços em nuvem, o gerenciamento de senhas tem se tornado uma questão fundamental para empresas e consumidores, e a Intel está disposta a desenvolver tecnologias que permitam facilitar essa gestão de senhas.

Segundo Chris Young, vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Segurança da Intel, o serviço da PasswordBox já favoreceu milhões de clientes, facilitando os logins. “A Intel Security e a PasswordBox compartilham o mesmo objetivo de melhorar a proteção de identidade digital em todos os dispositivos e plataformas. Acreditamos que temos a tecnologia, experiência e alcance para levar o acesso simples e seguro para os consumidores em todo o mundo”, afirmou ele.

Entre as inovações que a PasswordBox desenvolveu está a parceria no início deste ano com a startup canadense Bionym, fabricante de pulseiras que medem os batimentos cardíacos. O objetivo era usar o ritmo dos batimentos como uma “impressão digital” para autenticação em aparelhos móveis. Este tipo de tecnologia inovadora e audaciosa está na mira da Intel ao adquirir a empresa, assim como uma maior participação em inovação em wearables.

Fonte: http://techcrunch.com/2014/12/01/intel-buys-passwordbox-to-add-id-management-to-its-security-business/?ncid=rss

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.