Intel anuncia Edison no Brasil por R$ 650

Por Pedro Cipoli
photo_camera Pedro Cipoli/Canaltech

A Intel aproveitou a oitava edição Campus Party 2015 para anunciar oficialmente o Edison no Brasil pelo preço sugerido de R$ 650, voltada especificamente para desenvolvedores. Ele vem com configurações modestas, mas mais do que dificilmente vai deixar o desenvolvedor na mão, com um Atom dual-core de 500 MHz, 1 GB de memória LPDDR3 e 4 GB de memória interna.

Intel Edison

Há também um microcontrolador Intel Quark rodando a 100 Mhz, no qual o grande diferencial está no fato de ele trabalhar com uma arquitetura de 32 bits, o que facilita o processo de desenvolvimento de apps por não trazer tantos problemas de compatibilidade, além de consumir pouquíssima energia por utilizar uma litografia de 22 nanômetros, a mesma da linha Ivy Bridge e Haswell da Intel.

Intel Edison

É possível desenvolver com Arduino, Node.JS, Python, RTOS e C/C++, com a promessa da Intel de incluir novas compatibilidades no futuro. E por falar neste quesito, o Edison inclui Wi-Fi e Bluetooth, incluindo um framework de conectividade dispositivo-a-dispositivo e dispositivo-a-nuvem, ou seja, com um foco na internet das coisas.

O kit básico inclui tanto o Edison, que é o computador completo do tamanho de um cartão SD, quanto a placa de expansão, onde o desenvolvedor conectará os fios para programar pela IDE, que prende o Edison através de 4 parafusos.