Intel afirma que está caminhando para lançar chips móveis ainda menores

Por Redação | 11 de Dezembro de 2012 às 12h21

A Intel anunciou nesta segunda-feira (10) que está pronta para lançar chips menores para smartphones e tablets graças ao seu novo processo de produção de componentes. A maior fabricante de processadores tem enfrentado sérios problemas para conquistar seu espaço no mercado móvel, concorrendo diretamente com a Qualcomm. As informações são da Reuters.

Durante uma conferência realizada em São Francisco, Estados Unidos, a companhia afirmou que sua tecnologia de produção de SoCs (systems-on-a-chip) está avançada e que irá produzir seus novos componentes com características de 22 nanômetros. "A tecnologia SoC de 22nm da Intel estará pronta para a fabricação em massa de componentes em 2013", ressaltou a companhia.

Atualmente, os SoCs móveis da Intel são produzidos com características em 32nm, enquanto os da Qualcomm são fabricados em 28nm e os da Nvidia em 40nm. A produção de processadores com características menores garante um melhor desempenho ao aparelho e maior eficiência energética.

Intel novo chip smartphones

Especialistas acreditam que os SoCs da Intel não serão capazes de superar os da Qualcomm

A Intel já produz processadores de 22 nanômetros para computadores, mas como o SoC armazena mais componentes em um único pedaço de silício, sua produção em 22nm é mais complicada. Em contrapartida, especialistas e concorrentes afirmam que os SoCs produzidos pela Intel não serão capazes de superar em qualidade os desenvolvidos pela Qualcomm, Apple e outros com a tecnologia ARM licenciada.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.