Intel acelera produção de novos chips mobile para 2015

Por Redação | 22 de Novembro de 2013 às 16h48

A Intel vai lançar no ano que vem novos chips Atom para smartphones e tablets com o objetivo de melhorar, até 2016, o desempenho dos chips gráficos em 15 vezes e os de CPU em cinco vezes.

O chips Atom de 64-bit são baseados nos novos núcleos de CPU e gráficos e deverão começar a aparecer nos smartphones no começo de 2015. A nova linha possui dois chips para aparelhos móveis de alto desempenho e o primeiro chip Atom com modem integrado – que será desenvolvido para dispositivos de baixo custo entry-level.

Hermann Eul, vice-presidente e diretor do Mobile and Communications Group da Intel, disse durante o encontro anual de investidores realizado na última quinta-feira (21), que a empresa deseja obter a liderança em desempenho com os chips, enquanto continua aperfeiçoando a vida útil da bateria nos aparelhos.

Hoje em dia, os chips da Intel são usados em apenas alguns dispositivos, enquanto os processadores ARM são usados na maioria dos smartphones e tablets. Os novos chips da Intel serão construídos usando o processo de 14-nanômetros, o que pode trazer benefícios de desempenho e economia de bateria.

No final de 2014, a Intel vai enviar o chip mobile de alto desempenho, apelidado de Cherry Trail, que será baseado na nova arquitetura de CPU, apelidada de Airmont. O chip usará os processadores de gráficos next-gen da Intel.

O Cherry Trail será sucedido por um chip mais rápido e com mais eficiência de energia, apelidado de Broxton, que será enviado em 2015 e baseado na nova arquitetura de CPU, apelidada de Goldmont. O Broxton terá um design de chip diferente comparado com os anteriores, e será construído no que os executivos da Intel chamaram de “chassis” para que outros componentes possam ser facilmente conectados.

Os dois chips irão substituir os chips dual-core de alto desempenho, apelidados de Merrifield, que começarão a ser lançados nos smartphones no começo do ano que vem. O Merrifield será construído usando o processo de 22-nanômetros. Uma versão quad-core do Merrifeld começará a ser enviada no segundo semestre do ano que vem.

Para os smartphones entry-level, a Intel vai lançar um chip, apelidado de Sofia, no final de 2014. O chip será um Atom com um núcleo de comunicação 3G integrado, que será atualizado para o LTE (4G) em 2015.

De acordo com o ITWorld, os executivos da Intel reconheceram que a empresa está querendo aumentar a sua participação no mercado de smartphones e tablets, e por isso aceleraram o lançamento dos chips. “Três meses atrás isso não estava nos nossos planos”, disse Brian Krzanich, CEO da Intel.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!