Inserir imagem no corpo de mensagens pode bloquear sua conta no Gmail

Por Redação | 26 de Setembro de 2013 às 12h58

Usuários do Gmail, fiquem ligados: inserir imagens no corpo de um e-mail pode banir sua conta do serviço temporariamente. O bug tem afetado usuários há meses, e aparentemente está relacionado ao uso da nova interface de composição de mensagens do Gmail.

O Google introduziu a nova interface no final do ano passado, e fez dela um padrão global este ano, alegando que ela é mais rápida, mais simples e muito melhor do que a básica e velha interface HTML. Mas com ela, o bug de imagens no corpo da mensagem apareceu. O Google reconheceu o problema, mas ainda não foi capaz de eliminá-lo.

O bug está listado na página de problemas conhecidos do Gmail e é foco de vários tópicos do fórum de discussão do Google Groups. Na página de suporte do gigante da web, a empresa assume que você pode ficar "temporariamente incapaz de acessar o Gmail se compor mensagens com imagens embutidas".

Para reduzir o risco de ter sua conta no serviço bloqueada, o Google recomenda que as pessoas usem um navegador diferente do Firefox quando quiserem enviar e-mails com imagens no corpo da mensagem. A empresa também diz ter ciência de que o problema atinge ainda usuários de qualquer navegador que tentam inserir imagens muito grandes no corpo do e-mail. Também é interessante evitar o uso do método "arrastar e soltar" para inserir imagens grandes nas mensagens e, em vez disso, adicioná-las como anexo.

Quando o bug é ativado, o Google bloqueia a conta do usuário alegando "uso incomum" e dizendo-lhes que foi detectado "níveis anormalmente elevados de atividade". O Google pode levar até 24 horas para verificar o bloqueio e restaurar o acesso do usuário que teve sua conta afetada.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.