Inscrições para o Desafio Intel 2013 já estão abertas

Por Redação | 15 de Março de 2013 às 15h10

A Intel anunciou nesta sexta-feira (15) a abertura das inscrições para o Desafio Intel 2013, iniciativa que planeja ampliar o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil e a criação de projetos de pesquisa tecnológica em universidades nacionais. O período de inscrições começou hoje (15) e vai até o dia 8 de abril. As inscrições podem ser feitas através da página oficial do Desafio.

A edição de 2013 é voltada para empresas que possuem projetos em tecnologia da informação, ou seja, o Desafio não estará aberto para todas as empresas que possuem uma base tecnológica, como aconteceu nos anos anteriores. As empresas que quiserem se inscrever deverão atuar em ramos como internet, mobilidade e software; computação voltada à inovação social; e hardware e computação.

"Há quase uma década a Intel mantém programas de fomento ao empreendedorismo no Brasil. Ajudamos a formar uma cultura e um mercado bastante atraente para a criação de startups de base tecnológica", afirmou em nota Rubem Saldanha, gerente de educação da Intel Brasil. "Com o crescimento do número de empresas criando tecnologias de computação inovadoras no país, acreditamos que este é o momento para uma competição focada especificamente no mercado de computação, que tem alto valor agregado e traz enormes benefícios para o país".

Uma bancada de juízes especializados será responsável pela escolha dos dez semifinalistas, que deverão apresentar suas empresas e projetos aos juízes em maio. Os juízes, por sua vez, irão avaliar as empresas com base em critérios como inovação de produtos e conceitos, competitividade, diferenciação no mercado, capacidade de execução de plano estratégico e experiência da equipe.

A empresa vencedora receberá como prêmio a mentoria de uma empresa norte-americana e uma bolsa de estudos no YouNoodle Camp, programa de aceleração de negócios e startups do Vale do Silício que acontece no mês de julho. Além disso, a empresa concorrerá a uma vaga para representar a América Latina no Intel Global Challenge 2013, na Universidade de Berkely, Estados Unidos, onde irá competir por prêmios em dinheiro, com valores até US$ 100 mil (cerca de R$ 200 mil).

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.