Informações vazadas revelam novidades do Windows 9

Por Redação | 22 de Setembro de 2014 às 16h30

O sistema operacional Windows 9 sai apenas no ano que vem e no começo de outubro a Microsoft libera uma prévia de como será a novidade, com o Windows Technical Preview. Porém, já é possível dar uma olhadinha em algumas mudanças, graças a informações que supostamente teriam vazado da companhia. O WinSupersite compilou algumas das atrações do sucessor do Windows 8.

Windows Technical Preview

O Windows 9 vem para ser mais efetivo para o ambiente desktop, seja para as tradicionais máquinas de mesa, notebooks, dispositivos híbridos ou móveis que aceitem o suporte de mouse e teclado. Abaixo, algumas das mudanças previstas, com informações do Windows Technical Preview versão 9841:

Menu Iniciar

O Menu Iniciar é uma das reivindicações atendidas pela Microsoft. Seu retorno oficial traz algumas melhorias em relação ao menu do Windows 7. É uma mistura do anterior com o atual, mesclando funções de ambientes desktop e móvel com o auxílio de recursos touchscreen.

Windows Technical Preview

Ele abre exatamente como sua versão anterior: basta clicar ou tocar na tela sobre seu ícone e as opções aparecerão em uma janela. Uma das primeiras alterações é a possibilidade de "pinar" aplicativos na lista de opções do Menu Iniciar. Basta arrastar o ícone para a área desejada e colocá-lo onde quiser. O tamanho também é customizável, tanto do ícone do app quanto do próprio Menu.

As opções da seção esquerda do Menu Iniciar funcionam de maneira semelhante à do Windows 7, com uma lista de aplicativos mais utilizados, link para todos os apps e uma caixa de busca.

Acima dessas opções há dois novos itens: o nome da conta do usuário, que abre um menu específico sobre contas, e um botão de energia, que aciona o gerenciamento de energia. Ambos têm design similar ao da atual tela inicial do Windows 8.1.

Windows Technical Preview

Caso prefira, o usuário também poderá retornar à Tela Inicial do Windows 8.1, mais amigável ao ambiente móvel com touchscreen. Para isso, é só configurar as opções de navegação do Menu Iniciar.

Aplicativos

Assim como o Windows 8.x, o Windows Technical Preview vem com apps recentes para abrir arquivos de fotos, música, filmes, e-mails e tudo o que é necessário para as principais funções do dia a dia. A Windows Store segue como opção para mais títulos e se mantém inalterada com relação ao sistema atual.

Como dito anteriormente, é possível "pinar" esses aplicativos no menu Iniciar, seja transportando-os da opção Todos os Programas ou selecionando a opção "Pin to Start" via clique direito do mouse.

Os aplicativos de dispositivos móveis agora funcionam em janelas flutuantes na versão desktop. Isso inclui o novo botão de Opções, que tem em seu lado direito o controle de comandos dos apps (que varia de acordo com cada um) e um sistema semelhante aos ícones Charms do Windows atual. Aliás, ele funciona igual ao sistema atual, se o usuário estiver usando touchscreen. Entre estas opções estão Busca, Compartilhar, Jogar, Imprimir, Projeto, Configurações e Tela Cheia.

Outra novidade é a presença de um botão de Tarefas sobre a barra homônima. Com isso, o usuário pode agrupar aplicativos para diferentes ações, seja para produtividade, entretenimento, desenvolvimento de software ou quaisquer que sejam suas necessidades. Assim, fica mais fácil selecionar uma série de tarefas.

Arquivos

O gerenciador de arquivos Windows Explorer também foi melhorado na Windows Technical Preview. Agora, ele possui um botão Home como padrão. A partir deste botão, o usuário pode acessar as pastas de favoritos, as mais utilizadas e recentes, além das opções atualmente disponíveis no Windows 8.1, como Home, Favoritos, OneDrive, Este PC e Rede.

Windows Technical Preview

Uma das novidades ao abrir os Documentos é a possibilidade do uso do botão Compartilhar (Share), presente na aba do Explorer. Ele funciona como o do Windows Phone, permitindo compartilhar itens com a ajuda de apps.

Windows Technical Preview

Customização

As configurações funcionam de forma bem semelhante à do Windows 8.1. Outras opções mais avançadas continuam sendo acessadas via Painel de Controle.

Feedback

A Microsoft criou uma novo programa de diálogo com o consumidor chamado de Windows Insider Preview Program. Com ele, é possível encaminhar avaliações e consultar as versões mais recentes do software.

Assim que assina o programa, o usuário pode navegar no aplicativo, que apresenta várias opções, algumas com acessibilidade customizável. Há também uma busca para encontrar outros feedbacks, com versões mais detalhadas, ou a possibilidade de criação de um novo, com direito a imagens anexas, caso necessário.

Além disso, a própria Microsoft enviará notificações para saber como a experiência do novo Windows tem funcionado.

Essas são apenas algumas das novidades do Windows 9. O jeito é esperar para que elas sejam confirmadas e outras sejam adicionadas até seu lançamento, no próximo ano. A prévia oficial, o Windows Technical Preview, deve estar disponível já nas primeiras semanas de outubro.

Fonte: http://winsupersite.com/windows/first-look-windows-technical-preview

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.