Informações vazadas revelam novidades do Windows 9

Por Redação | 22 de Setembro de 2014 às 16h30

O sistema operacional Windows 9 sai apenas no ano que vem e no começo de outubro a Microsoft libera uma prévia de como será a novidade, com o Windows Technical Preview. Porém, já é possível dar uma olhadinha em algumas mudanças, graças a informações que supostamente teriam vazado da companhia. O WinSupersite compilou algumas das atrações do sucessor do Windows 8.

Windows Technical Preview

O Windows 9 vem para ser mais efetivo para o ambiente desktop, seja para as tradicionais máquinas de mesa, notebooks, dispositivos híbridos ou móveis que aceitem o suporte de mouse e teclado. Abaixo, algumas das mudanças previstas, com informações do Windows Technical Preview versão 9841:

Menu Iniciar

O Menu Iniciar é uma das reivindicações atendidas pela Microsoft. Seu retorno oficial traz algumas melhorias em relação ao menu do Windows 7. É uma mistura do anterior com o atual, mesclando funções de ambientes desktop e móvel com o auxílio de recursos touchscreen.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Windows Technical Preview

Ele abre exatamente como sua versão anterior: basta clicar ou tocar na tela sobre seu ícone e as opções aparecerão em uma janela. Uma das primeiras alterações é a possibilidade de "pinar" aplicativos na lista de opções do Menu Iniciar. Basta arrastar o ícone para a área desejada e colocá-lo onde quiser. O tamanho também é customizável, tanto do ícone do app quanto do próprio Menu.

As opções da seção esquerda do Menu Iniciar funcionam de maneira semelhante à do Windows 7, com uma lista de aplicativos mais utilizados, link para todos os apps e uma caixa de busca.

Acima dessas opções há dois novos itens: o nome da conta do usuário, que abre um menu específico sobre contas, e um botão de energia, que aciona o gerenciamento de energia. Ambos têm design similar ao da atual tela inicial do Windows 8.1.

Windows Technical Preview

Caso prefira, o usuário também poderá retornar à Tela Inicial do Windows 8.1, mais amigável ao ambiente móvel com touchscreen. Para isso, é só configurar as opções de navegação do Menu Iniciar.

Aplicativos

Assim como o Windows 8.x, o Windows Technical Preview vem com apps recentes para abrir arquivos de fotos, música, filmes, e-mails e tudo o que é necessário para as principais funções do dia a dia. A Windows Store segue como opção para mais títulos e se mantém inalterada com relação ao sistema atual.

Como dito anteriormente, é possível "pinar" esses aplicativos no menu Iniciar, seja transportando-os da opção Todos os Programas ou selecionando a opção "Pin to Start" via clique direito do mouse.

Os aplicativos de dispositivos móveis agora funcionam em janelas flutuantes na versão desktop. Isso inclui o novo botão de Opções, que tem em seu lado direito o controle de comandos dos apps (que varia de acordo com cada um) e um sistema semelhante aos ícones Charms do Windows atual. Aliás, ele funciona igual ao sistema atual, se o usuário estiver usando touchscreen. Entre estas opções estão Busca, Compartilhar, Jogar, Imprimir, Projeto, Configurações e Tela Cheia.

Outra novidade é a presença de um botão de Tarefas sobre a barra homônima. Com isso, o usuário pode agrupar aplicativos para diferentes ações, seja para produtividade, entretenimento, desenvolvimento de software ou quaisquer que sejam suas necessidades. Assim, fica mais fácil selecionar uma série de tarefas.

Arquivos

O gerenciador de arquivos Windows Explorer também foi melhorado na Windows Technical Preview. Agora, ele possui um botão Home como padrão. A partir deste botão, o usuário pode acessar as pastas de favoritos, as mais utilizadas e recentes, além das opções atualmente disponíveis no Windows 8.1, como Home, Favoritos, OneDrive, Este PC e Rede.

Windows Technical Preview

Uma das novidades ao abrir os Documentos é a possibilidade do uso do botão Compartilhar (Share), presente na aba do Explorer. Ele funciona como o do Windows Phone, permitindo compartilhar itens com a ajuda de apps.

Windows Technical Preview

Customização

As configurações funcionam de forma bem semelhante à do Windows 8.1. Outras opções mais avançadas continuam sendo acessadas via Painel de Controle.

Feedback

A Microsoft criou uma novo programa de diálogo com o consumidor chamado de Windows Insider Preview Program. Com ele, é possível encaminhar avaliações e consultar as versões mais recentes do software.

Assim que assina o programa, o usuário pode navegar no aplicativo, que apresenta várias opções, algumas com acessibilidade customizável. Há também uma busca para encontrar outros feedbacks, com versões mais detalhadas, ou a possibilidade de criação de um novo, com direito a imagens anexas, caso necessário.

Além disso, a própria Microsoft enviará notificações para saber como a experiência do novo Windows tem funcionado.

Essas são apenas algumas das novidades do Windows 9. O jeito é esperar para que elas sejam confirmadas e outras sejam adicionadas até seu lançamento, no próximo ano. A prévia oficial, o Windows Technical Preview, deve estar disponível já nas primeiras semanas de outubro.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.