Impressora 3D auxilia dentistas a recriar rosto de homem que sofreu com tumor

Por Redação | 08 de Abril de 2013 às 16h25

Mais uma vez, tecnologia e medicina protagonizam um episódio que mais parece parte de um filme de ficção científica. Graças à tecnologia de impressão 3D, um homem recebeu seu rosto de volta depois da retirada de um tumor.

Há quatro anos, os médicos detectaram um tumor enorme crescendo embaixo da pele do rosto do britânico Eric Moger. Eles conseguiram remover com sucesso o tumor maligno, mas também foram obrigados a remover boa parte do lado esquerdo do rosto do paciente.

Após o procedimento que salvou a vida de Eric, ele estava com um grande buraco no lugar do zigomático (o osso da bochecha), do seu olho e de parte da mandíbula. O Dr. Nicholas Kalavrezos, responsável pela cirurgia de retirada do tumor, explicou ao

The Telegraph

que as tentativas de usar cirurgia plástica para reconstruir o rosto de Eric haviam falhado devido à quimioterapia e radioterapia que ele estava recebendo.

Ele teria que conviver o resto da vida com isso, mas o cirurgião encaminhou o caso para o Dr. Andrew Dawood, um cirurgião-dentista especializado em implantes que já havia experimentado a tecnologia de impressão em terceira dimensão para recriar algumas mandíbulas de seus pacientes. Ele utilizou seu conhecimento na área para auxiliar a criação da prótese, e também foi responsável pelos procedimentos cirúrgicos de implante das peças.

Eric Moger_Antes e depois

À esquerda uma imagem que mostra Eric Moger após a cirurgia de retirada do tumor, e à direita, o resultado da prótese feita com uma impressora 3D (Imagens: Gizmodo e The Telegraph)

O cirurgião-dentista utilizou tomografia computadorizada facial como referência para criar um modelo da face de Eric. A partir desses dados, ele foi capaz de construir uma mandíbula substituta feita de titânio, que utiliza hastes de cerca de 2 cm de comprimento para mantê-la no lugar.

Uma placa de plástico também foi implantada no interior da boca do paciente, o que lhe permitiu comer e beber pela primeira vez desde a cirurgia de remoção do tumor. Antes de receber os novos implantes, ele se alimentava por meio de um tubo ligado diretamente ao seu estômago.

Para criar uma espécie de rosto removível, o cirurgião utilizou nylon e ímãs. "Quando eu a tinha em minhas mãos, era como olhar para mim mesmo. Quando a coloquei no meu rosto, não pude acreditar em como era boa", disse Eric a respeito da sua nova prótese.

Eric Moger prótese facial 3D

Na foto superior: Eric e sua noiva, Karen Hunger, antes da cirurgia para retirada do tumor. Na foto inferior: Eric e sua noiva após o implante da prótese 3D (Foto: Reprodução / The Telegraph)

Leia também:

Implante 3D substitui 75% do crânio de um homem

Cientistas criam cartilagem artificial usando impressora 3D

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.