IFA 2014: os novos smartphone curvo e headset de realidade virtual da Samsung

Por Redação | 03 de Setembro de 2014 às 13h59
photo_camera Reprodução

O anúncio do novo Galaxy Note 4 pode ter sido o mais importante do evento Unpacked, promovido pela Samsung em Berlim na manhã desta quarta-feira (03), mas definitivamente não foi o único que chamou a atenção dos consumidores.

As telas curvas em smartphones já estão sendo discutidas e mostradas há algum tempo por fabricantes, mas até agora, não iam muito além de conceitos. A Samsung deu um passo além, com o anúncio oficial do Note Edge, que deverá vir nas cores preta e branca e estar disponível ainda neste ano.

Com 5,6 polegadas e resolução de 1440 x 2560 pixels (525ppi), o dispositivo traz uma curva suave na lateral direita do display, onde estarão disponíveis para visualização mais fácil as notificações de redes sociais e outro tipo de conteúdo para o usuário. A interação com o conteúdo da curva é independente do restante do display.

As telas curvas devem começar a aparecer em dispositivos a partir de agora, e ninguém sabe ao certo como deverá ser a recepção da tecnologia pelos consumidores. A expectativa é que a Samsung libere as APIs e o SDK do sistema para que desenvolvedores possam começar a "brincar" com a função, criando novas utilidades para a curva.

Samsung

Curva no display do Note Edge mostrará notificações e mensagens (Foto: GSM Arena)

E o smartphone não traz apenas inovação estética. Na parte de dentro, a empresa sul coreana carregou o smartphone com especificações "de gente grande", bem semelhantes às anunciadas no Galaxy Note 4: o processador é o novo Snapdragon 805 de 2,7 Ghz da Qualcomm, além de 3 GB de memória RAM e 64 GB de memória interna.

O sistema operacional é o Android 4.4 KitKat. Na parte traseira, o smartphone traz uma câmera de 16 megapixels e outra frontal de 3,7 megapixels. A bateria será de 3000 mAh.

A Samsung não deu informações sobre a disponibilidade e preço do dispositivo, mas ele deverá estar disponível em menos mercados do que o Galaxy Note 4.

Gear VR: display de realidade virtual

Ao lado da curva do Note Edge, a Samsung anunciou ainda mais um produto "futurístico" em Berlim: o gadget de realidade virtual Gear VR. O dispositivo é resultado de uma parceria com a tecnologia da Oculus, empresa responsável pelo visor de realidade virtual Rift, e será integrado ao Galaxy Note 4 – que funcionará como visor conectado ao headset.

Um dos principais focos do dispositivo será na interação para games. Na parte direita do Gear VR há um painel de controle, com um touchpad e opções de volume, onde é possível comandar a navegação do display. Na apresentação do dispositivo, a Samsung já mostrou alguns demos que permitem interações com objetos no cenário do game. Segundo a empresa, games disponíveis para o Oculus Rift poderão ser portados para o Gear VR.

Samsung

Headset de realidade virtual utiliza o Galaxy Note 4 como display (foto: The Verge)

A Samsung anunciou ainda uma série de parceria de conteúdos que estará disponível no Gear VR, como apresentações virtuais IMAX, uma colaboração com o Cirque du Soleil em 3D, além de conteúdo da Dreamworks e da Vevo. O "Innovator Edition" do dispositivo também incluirá um cartão microSD com 16 GB com vídeos e trailers 3D de 360º pré-instalados.

O foco da empresa com o dispositivo é garantir qualidade na reprodução da imagem, que aproveita da qualidade do display de 1080p do Note 4 e utiliza com lentes e filtros que deverão criar um ângulo de visão de 96 graus.

De acordo com a Samsung, o acelerômetro do dispositivo é até cinco vezes mais sensível do que o que existe atualmente em smartphones. O produto também deverá deverá ter uma latência muito baixa, com um ping inferior a 20 ms.

Ainda não há datas de lançamento ou preços anunciados para o Gear VR, mas ele deverá estar disponível a partir do terceiro trimestre.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.