IBM apresenta z13, novo mainframe para suportar crescimento do mobile commerce

Por Redação | 14 de Janeiro de 2015 às 14h20

A IBM apresentou nesta terça-feira (14) seu novo mainframe z13, sistema voltado para suportar "o crescimento massivo do mobile commerce". De acordo com o GigaOm, a empresa afirma que o equipamento levou cinco anos para ser desenvolvido e deve estar disponível a partir do primeiro trimestre de 2015.

O z13 será capaz de processar 2,5 bilhões de transações por dia, o equivalente a 100 Cyber Mondays - data comemorativa do varejo eletrônico nos Estados Unidos semelhante a Black Friday, que acontece na segunda-feira após o dia de Ação de Graças e fornece altos descontos para os consumidores.

O equipamento virá equipado com um microprocessador que, segundo a IBM, é duas vezes mais rápido do que o equivalente encontrado em servidores. Outra vantagem do z13 é sua capacidade de criptografar as transações móveis em tempo real.

A máquina também suporta a plataforma Big Data Hadoop, o que permite que dados não estruturados sejam analisados pela máquina. Também há suporte para OpenStack e Linux no z13, o que significa que o mainframe pode ser utilizado para a criação de uma nuvem privada.

De acordo com o diretor de enterprise mobile da IBM, Mike Gilfix, a venda do equipamento será focada principalmente em companhias que lidam com transações financeiras e comércio, mas Isso não impedirá que a IBM ofereça os sistemas para outros clientes com alta demanda de processamento, como companhias especializadas em logística e até da indústria aérea.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.