Homem por trás do novo mapa do iOS está deixando a Apple

Por Redação | 30.10.2012 às 07:00 - atualizado em 19.12.2012 às 15:37

A Apple anunciou nesta segunda-feira (29) que Scott Forstall, que atualmente ocupa o cargo de vice-presidente sênior do iOS, vai deixar a empresa no próximo ano. Mas seu nome e sua foto ainda figuram na lista de executivos disponível no site da gigante da tecnologia.

Sem dúvidas esta é uma mudança de gestão extremamente relevante, principalmente por estar relacionada com alguns dos produtos mais rentáveis e bem sucedidos - iPhone e iPad - que o mundo já viu.

Outro executivo que está deixando a Apple é John Browlett, chefe de varejo. Os anúncios foram feitos por meio de um comunicado oficial à imprensa, que dizia o seguinte:

"A Apple anunciou hoje mudanças de gestão executiva que irão incentivar ainda mais a colaboração entre a classe mundial de hardware, software e equipes de serviço da companhia. Como parte dessas mudanças, John Ive, Bob Mansfield, Eddy Cue e Craig Federighi vão adicionar mais responsabilidades aos seus papéis. A Apple também anunciou que Scott Forstall deixará a empresa no próximo ano e servirá como um assessor interino do CEO Tim Cook".

Scott Forstall é o homem por trás do novo aplicativo de mapas do iOS 6, e quando a coisa deu errado, praticamente todos os dedos apontaram para ele. Seria esse o motivo de sua saída? O executivo trabalha na empresa há quase duas décadas, foi um dos arquitetos responsáveis pelo sistema operacional Mac OS X e liderou o desenvolvimento do software de iPhones e iPads em 2006.

E pensar que no início do ano o nome de Scott foi citado como um "CEO-em-espera" da Apple... Será que a Samsung vai "pescá-lo"?

Scott Forstall

Scott Forstall