HTC faz lucro subir a nível levemente maior do que o esperado

Por Redação | 03.07.2014 às 16:47

A taiwanesa HTC anunciou nesta quinta-feira (03) um aumento de 80% no lucro líquido do segundo semestre do ano comparado ao mesmo período do ano passado. O resultado ficou levemente acima das expectativas dos analistas, graças a estratégia de recuperação começando a diminuir a queda nas vendas. Parte dessa estratégia envolveu o lançamento de novos smartphones, redução cautelosa de custos e eliminação de ativos.

A fabricante de smartphones registrou um lucro líquido de abril a junho de 2,26 bilhões de dólares taiwaneses (equivalente a 75 milhões de dólares), contra 2,17 bilhões de dólares taiwaneses estimado por 17 analistas ouvidos pela agência Reuters.

Os números se opõem a uma perda de 1,88 bilhão de dólares taiwaneses nos três meses anteriores e um lucro de 1,25 bilhão no mesmo trimestre de 2013.

Apesar do bom resultado e da boa dose de otimismo que ele traz, a HTC tem lutado muito para manter-se ativa no mercado de smartphones, diante de concorrentes fortes, como a Apple e a Samsung.

Como parte da estratégia para voltar a alcançar a fatia global de 10% do mercado, a HTC lançou o modelo de ponta One M8, além de ter ampliado sua linha de aparelhos médios e aumentado seu orçamento de marketing. Vale ressaltar, no entanto, que para um bom desempenho para os próximos meses, a empresa de Taiwan precisará focar nos aparelhos médios, devido à desaceleração no crescimento de smartphones de ponta no mundo todo.

Atualmente, a HTC possui apenas 2% da participação do mercado, com uma receita que ficou em 65,06 bilhões de dólares taiwaneses no segundo semestre, contra uma projeção dada em maio de 65 bilhões a 70 bilhões de dólares taiwaneses.