HTC First: o 'first' em matéria de fracasso
Por Luciana Zaramela | 09 de Maio de 2013 às 11h25
Pouco depois de um mês do lançamento do HTC First, o telefone que também ganhou o apelido de "Facebook Phone" está sendo vendido nos Estados Unidos por 99 cents (R$ 2), com contrato de dois anos, vinculado à AT&T.
O smartphone da companhia foi lançado em abril pelo valor de US$ 99 (R$ 200) nos EUA, e ficou conhecido por ter sido o primeiro smartphone a vir pré-carregado com o Facebook Home, o aplicativo que transforma a tela do dispositivo em uma área destinada aos contatos da rede social.
Mas o que levou a essa queda livre no preço do HTC First? Tudo indica que seja o fracasso do Facebook como atrativo no mundo mobile. Segundo o CNET, a HTC ainda evitou comentar sobre as vendas do HTC First quando fechou seus últimos rendimentos trimestrais. Isso nos leva a crer que a fórmula Facebook Home + HTC = fracasso.
Ao ser questionada a respeito dessa redução exorbitante do preço do First, um porta-voz da AT&T respondeu que promoções como essa são feitas o tempo todo pela operadora. Boa tentativa, mas ninguém acredita.
Enquanto a HTC e a AT&T tentam se livrar do fracasso do First, o Facebook agora tem um novo desafio pela frente: convencer outro fabricante a trazer o aplicativo pré-carregado em algum dispositivo e carregar o karma de 'novo Facebook Phone' — e vai ser difícil, já que o Home não anda com essa corda toda e sofre críticas negativas diariamente na Google Play.