HP reassume liderança do mercado de servidores, aponta relatório

Por Redação | 05 de Dezembro de 2013 às 14h15

Após dois trimestres atrás da IBM no mercado de servidores, finalmente a Hewlett-Packard reassumiu a ponta após um modesto crescimento e uma queda de 4,5% sofrida pela concorrente. Com isso, a HP fechou o semestre com participação em 28,1% do mercado, de acordo com o relatório apresentado pelo IDC.

O relatório ainda apresentou um forte e surpreendente crescimento de empresas taiwanesas responsáveis por vender peças e servidores completos a empresas como Google, Amazon e Facebook, que oferecem ou precisam de servidores na nuvem. De acordo com o relatório, essas empresas abocanharam uma grossa fatia de 6,5% do mercado – um crescimento 45,2% superior ao apresentado um ano atrás. Se fossem uma única empresa, elas estariam à frente da Dell e hoje ocupariam a terceira posição no ranking.

Apesar dos bons resultados individuais obtidos pelas empresas, o mercado de servidores experimentou a terceira queda consecutiva quanto ao montante obtido pelas vendas, acumulando perda total de 3,7% (ou US$ 12,1 bilhões) somente neste ano. Por outro lado, as vendas continuam estáveis, o que significa que o preço médio dos servidores diminuiu.

A IDC, no entanto, ainda acredita na recuperação do mercado, que deve ocorrer já no próximo ano.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.