HP lança a primeira Workstation Ultrabook do mundo

Por Igor Lopes | 10.09.2013 às 20:20 - atualizado em 11.09.2013 às 10:50

* De Nova York, EUA

Em um evento em Nova York, EUA, a HP anunciou a expansão de seus produtos dentro da linha "Z" de Workstations, incluindo a primeira Workstation Ultrabook do mundo – a HP ZBook 14. Esta também é a primeira linha de Workstations que oferece a tecnologia Thunderbolt da Intel para transferência de dados em até 20 Gbps.

O novo portifólio inclui, ainda, três novas Workstations HP ZBook Mobile, além de evoluções no processador e placas gráficas para a linha Z Desktop.

A família de produtos HP Z foi desenhada para responder às necessidades dos clientes mais exigentes do mundo, onde operações de missão crítica exigem o melhor desempenho e confiabilidade. "Os clientes corporativos se apoiam em meios confiáveis para prover soluções de tecnologia provadas e certificadas para as aplicações de missão crítica que utilizam", afirma Jim Zafarana, vice-presidente e gerente geral da Unidade de Negócios de Soluções Comerciais da HP.

Um estudo recente do IDC aponta que 60% do mercado financeiro, por exemplo, usa workstations da HP. Os produtos da empresa também são usados em áreas como engenharia, educação, design, saúde, entre outras. No evento de lançamento das novas workstations, vários empresários deram seus depoimentos sobre a importância dessas máquinas para o desenvolvimento de seus trabalhos. Mark Russell, produtor de efeitos visuais responsável por filmes como "Inteligência Artificial" e "Minority Report", mostrou como a nova Workstation Ultrabook traz mais possibilidades para o seu dia-a-dia. "Eu era um usuário Mac, não me atrevia a usar PCs. Recentemente, comecei a apostar nas novas possibilidades oferecidas pela plataforma Windows. Outro dia fui gravar umas imagens em 4K nos Hamptons [balneário de ricos e famosos perto de Nova York] e o material captado tinha 11 MB por frame – o que significa quase 20 GB por minuto. Com a Workstation Ultrabook com conexão Thunderbolt, eu consegui transferir e decodificar todo o material lá mesmo, em tempo real, e não gastei com novas viagens ou diárias extras no local de gravação", disse.

As novas Workstations HP ZBook são mais leves e finas. Além do Ultrabook de 14 polegadas, há também versões laptop de 15 e 17 polegadas que permitem maior mobilidade para os usuários. Henric Larsson, responsável pela pós-produção de videoclipes de astros como Madonna, Lady Gaga, Rolling Stones e vários outros, é usuário da plataforma HP e afirmou, durante a apresentação, que a mobilidade proporcionada por esses equipamentos traz vários ganhos para sua empresa. "Minha empresa fica na Suécia, onde tenho seis meses de frio e escuridão por ano. Eu quero mais é que meu funcionário seja feliz e trabalhe em locais mais gostosos de se viver. Por isso, as Workstations móveis ajudam bastante no nosso dia-a-dia", diz. "Além disso, com os monitores de alta fidelidade, eu tenho certeza de que as cores definidas pelo meu funcionário em Berlim são as mesmas que eu vejo em Estocolmo, e que meu cliente vê em Nova York. As cores das telas são confiáveis", afirma. E não para por aí: "Antes, eu criava algo e a máquina me 'pedia' 3 dias de render. Isso me obrigava a mudar o escopo do projeto, e a qualidade final não era a esperada. Hoje, com o poder de processamento das novas máquinas, o resultado final acaba sendo muito melhor", diz.

Todas as Workstations da HP são equipadas com a quarta geração de processadores Intel Haswell de dois ou quatro núcleos, além de tecnologias gráficas da nova geração da NVIDIA e AMD. O Ultrabook também oferece uma versão de tela tátil. Já a versão de 15 polegadas pode ser encontrada com tela de resolução 3200 x 1800, oferecendo mais detalhes e fidelidade de cores.

HP

Desktop

As Workstations HP Z420, Z620 e Z820 foram atualizadas para incluir as últimas famílias de processadores Intel Xeon Ivy Bridge, nova memória 16% mais rápida e portas Thunderbolt de segunda geração (20 Gbps), até 4 vezes mais rápidas que o USB 3.0.

Há produtos focados tanto para pequenas quanto para grandes empresas – ou projetos mais simples até projetos mais arrojados. A Workstation HP Z820, top da família, oferece até 24 núcleos de processamento, até 512 GB de memória e até 15 TB de armazenamento de alta velocidade, além de duas placas gráficas NVIDIA K6000. Já a mais básica, a HP Z420, oferece até 8 núcleos de processamento com até 64 GB de memória, 12 TB de armazenamento e placa gráfica NVIDIA.

Junto a esses equipamentos, também foram lançados os monitores IPS HP Z27i e Z30i, ideais para quem trabalha com imagens em alta resolução. Elas oferecem uma fidelidade de cores RGB sem igual, além de economia de energia de até 37% se comparado à geração IPS anterior da HP.

As Workstations HP ZBook Mobile de 15 e 17 polegadas, além das novas Workstations Z420, Z620 e Z820, estarão disponíveis no Brasil já em outubro. O ZBook Ultrabook de 14 polegadas chegará ao nosso mercado em novembro.

* O jornalista viajou para Nova York a convite da HP.