HP contrata executivo da Intel para liderar setor de impressoras e computadores

Por Redação | 26 de Junho de 2014 às 08h30

Informações publicadas nesta terça-feira (24) pelo Business Insider indicam que o diretor geral de negócios da Intel, Stuart Pann, deixou a empresa para assumir um cargo junto à HP, onde será o principal responsável pela estratégia da companhia com impressoras, computadores e outros dispositivos pessoais para usuário final.

A vaga de gerente da divisão PPS (Printers and Personal Systems) está aberta desde abril, quando Tony Prophet deixou a HP para se tornar diretor de marketing da Microsoft e um dos braços direitos de seu CEO, Satya Nadella. Agora, o espaço parece ter sido ocupado por alguém com larga experiência no mercado de PCs, um dos grandes focos da HP mesmo com a atual derrocada desse segmento junto aos consumidores.

Com 33 anos de trabalhos para a Intel, Pann foi um dos principais responsáveis por levar a empresa para o patamar onde ela está hoje, principalmente no que diz respeito às complicadas plantas de fabricação de componentes e a chegada ao mundo mobile. Sua gestão foi baseada, principalmente, na economia de recursos, restringindo os gastos apenas ao necessário e garantindo que a empresa funcionasse de maneira eficiente e lucrativa.

Mas o grande interesse da HP na contratação estaria na montagem de uma nova política de preços, citada como outro dos grandes trabalhos do executivo na Intel. A ideia é aplicar o mesmo tipo de gestão eficiente na fabricante, lidando com fornecedores de forma mais direta e garantindo uma redução nos gastos, de forma a diminuir os preços de produtos para usuários finais e, na mesma medida, aumentar os lucros da companhia.

Hoje, a PPS é a maior divisão da HP, sendo responsável por US$ 27,8 bilhões em faturamento nos primeiros meses de 2014 e tendo quase o triplo da representatividade do segundo colocado, o segmento corporativo, que trabalha com servidores, redes e soluções de armazenamento. Sendo assim, a contratação coloca Pann em uma posição de destaque na companhia e trabalhando diretamente com a CEO Meg Whitman.

Falando nela, foi a executiva a responsável por enviar, na tarde desta terça, um e-mail para todos os funcionários de alto escalão da companhia noticiando a todos sobre a contratação de Pann. De acordo com o documento vazado, os trabalhos do novo vice-presidente sênior do PPS começam em 7 de julho e ele ficará sediado nos escritórios da companhia em Palo Alto, na Califórnia.

Desde a saída de Prophet, o time responsável por impressoras, computadores e outros produtos vinha sendo dirigido de forma interina por Richard Bailey, que agora, volta a assumir seu cargo original na divisão de serviços e suporte aos clientes. Nem a HP nem a Intel se pronunciaram publicamente sobre o assunto.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.