HP apresenta soluções para TI durante HP World Tour 2014

Por Stephanie Hering | 25.04.2014 às 10:23

A Hewlett-Packward apresentou, nesta quinta-feira (24), suas novidades e atuais soluções para TI durante o HP World Tour 2014. O evento é uma iniciativa que já acontece há anos em outras cidades do mundo e, neste ano, veio pela primeira vez para a capital paulista.

Na ocasião, a HP introduziu seu "novo estilo de TI", conceito usado pela companhia como forma de se adequar à grande demanda de consumo de dados. "TI não é mais sobre manter somente os computadores rodando, mas sim um fator crítico e determinante para saber se a empresa vencerá ou perderá no mercado", afirmou Meg Whitman, CEO da HP, em um vídeo gravado.

Segundo Cláudio Raupp, vice-presidente de computação pessoal, atualmente o cenário de TI vive um "ponto de inflexão", já que as demandas são as mesmas há um tempo e não devem mudar tão cedo, isto é: Big Data, Segurança e Cloud Computing. Com isso, a proposta da HP é otimizar esses serviços, diminuindo espaço, energia e custo.

Cláudio Rapp (Foto: Stephanie Hering/Canaltech)

Cláudio Rapp

Nuvem e Moonshot

Raupp afirmou ainda que, de acordo com pesquisas feitas pela HP, 75% do armazenamento deverá ser em nuvem em 2016. "Se a nuvem fosse um país, ela seria o quinto maior do mundo em gasto de energia", explicou. O executivo acredita que para suprir o consumo nos próximos anos, dezenas de milhões de servidores deverão ser instalados. Para efeito de comparação, 1 milhão de servidores rodando equivalem a uma usina com capacidade de 250 MW.

Pensando nisso, a HP lançou há algumas semanas o servidor Moonshot, que, segundo a fabricante, gasta 89% menos energia, custa 77% menos e consome 80% menos espaço. Assim, em um espaço que tradicionalmente caberia 128 servidores, podem ser inseridos 1.800 sistemas.

HP Moonshot (Foto: Stephanie Hering/Canaltech)

HP Moonshot

Isso é possível graças à tecnologias como o Photonics, que utiliza luz e fibra ótica ao invés de elétrons em fios de cobre. Ainda segundo Raupp, a velocidade no Moonshot atinge até 6 Tbit/s, o que corresponde a um streaming de vídeo em HD durante 4 dias seguidos.

Outros destaques

Além do Moonshot, outro destaque da apresentação da companhia foi a sua solução de cloud privada que, segundo o executivo, é líder no mercado. Atualmente, a HP possui 1.100 clientes e já migrou cerca de 400 aplicações de seus data centers para a nuvem. A economia de tempo, como afirma o executivo, passou de 21 dias para "minutos".

Por fim, outros softwares utilizados em parceria com a fabricante também foram citados, como, por exemplo, o Fortify, que escanea aplicações ou ainda, o TippingPoint, que evita ataques de negação de serviços.

Os presentes ainda puderem visitar estandes com diversas soluções funcionando em tempo real, como workstations, impressoras e ferramentas de nuvem, Big Data e até mesmo de análise e medição de engajamento de mídias sociais.