HP aperfeiçoa arrays 3PAR e aposta alto em armazenamento all-flash

Por Redação | 21 de Julho de 2014 às 11h20
photo_camera Reprodução

A Hewlett-Packard anunciou nesta sexta-feira (18) o aperfeiçoamento de todos os arrays HP 3PAR StoreServ 7450 Storage all-flash da empresa. Com a atualização, os arrays passam a contar com tempos de resposta mais baixos sem sacrificar a resiliência de armazenamento corporativo e a escalabilidade petabyte.

A escolha do armazenamento all-flash para acelerar aplicações de alto desempenho antecipa previsões que apontam que até 2016 o mercado para arrays de armazenamento all-flash saltará para US$ 1,6 bilhão. Até lá, a empresa espera que os altos custos envolvidos na adoção da tecnologia em larga escala e que a falta de recursos de resiliência de classe empresarial sejam superados.

Para alcançar esse objetivo, a HP diz ter aperfeiçoado o armazenamento HP 3PAR StoreServ 7450 Storage all-flash com novos recursos, incluindo softwares "thin-cloning", deduplicação principal em linha acelerada por hardware, indexação rápida e as novas unidades de estado sólido (SSDs) de célula de múltiplos níveis (cMLC) de 1,92 TB. Outra aposta da norte-americana é o HP 3PAR Get 6-Nines Guarantee, que oferece 99,999% de disponibilidade de armazenamento, além de garantia de cinco anos em SSDs HP 3PAR StoreServ.

Para David Scott, vice-presidente sênior e gerente geral da HP Storage, as novidades ajudarão que empresas e negócios passem por cima das limitações que impedem o amplo uso do armazenamento em flash. "Reduzindo o custo total dos arrays all-flash usando inovações que também melhoram o desempenho e a escala, e com suporte das garantias de disponibilidade, a HP desenvolveu uma solução que torna o armazenamento all-flash viável para uma ampla variedade de usos por empresas e provedores de serviço e representam uma expansão de bilhões de dólares", destacou o executivo.

Um dos principais destaques dos arrays HP 3PAR StoreServ 7450 é o uso do Express Indexing (indexação rápida), uma inovação patenteada que permite aos clientes implantar armazenamento all-flash com escabilidade de até 460 terabytes brutos e mais de 1,3 petabytes de capacidade de uso equivalente. De acordo com a HP, essa escalabilidade é seis vezes maior que as capacidades típicas bruta e utilizável fornecidas na primeira geração de sistemas all-flash.

O valor cobrado por gigabyte utilizável também foi destacado pela empresa. De acordo com ela, a nova unidade cMLC de alta densidade de 1,92 TB aliada às tecnologias de compactação HP 3PAR reduz o custo do armazenamento para menos de US$ 2 por gigabyte utilizável. O custo equipara-se ao de sistemas que atualmente usam unidades de disco giratórias.

Como toda nova tecnologia, há uma certa preocupação acerca do desgaste do flash. Sobre o assunto, a HP garantiu que sua tecnologia tem vida útil média estendida graças ao Adaptive Sparing e a garantia de cinco anos para SSDs. Dentro desse período, caso algum SSD HP 3PAR StoreServ de 480, 920 ou 1,92 GB apresentar falhas de unidade e/ou desgaste de mídia, ele será imediatamente substituído.

Leia mais sobre a Hewlett-Packard:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.