HP anuncia projeto antipirataria de cartuchos de impressão no Brasil

Por Pedro Cipoli | 31 de Julho de 2013 às 18h37

Em um evento realizado hoje (31) em São Paulo, a HP anunciou o seu novo sistema de prevenção de pirataria de cartuchos. Conhecido como HP Counterfeit Verification Service, ele se trata de um serviço gratuito para grandes empresas e entidades governamentais que realizarem a compra de 500 ou mais unidades de uma vez.

Solução antipirataria HP 01

"Ao comprar um suprimento de impressão pirata, dificilmente o consumidor tem consciência de que se trata de um item falsificado", diz Claudio Raupp, vice-presidente do Grupo de Impressão e Sistemas Pessoais da HP. Segundo a empresa, o grande problema atual é que a qualidade dos toners piratas está aumentando, de forma que é ainda mais difícil ter certeza de que se trata de um modelo pirata.

Solução antipirataria HP 02

O investimento no projeto é grande, com 21 países da América e 200 investigadores dedicados ao projeto. Isso resultou em mais de 136 investigações (76 somente na América Latina), US$ 6 milhões em itens apreendidos, 124 execuções judiciais e 31 detenções até o momento. A HP conta também com colaboração das autoridades locais, como é o caso da apreensão realizada em Maringá em maio deste ano, onde um grupo produzia milhares de cartuchos ilegais. Do final de 2012 até o final de junho de 2013, foram realizadas 6 apreensões por aqui em um valor estimado de R$ 2,7 milhões, nos estados do Paraná, Amazonas e São Paulo.

Solução antipirataria HP 03

Claudio também chama a atenção para um ponto importante, que é a denúncia: "O consumidor deve ter um papel ativo nessas investigações, não só identificando um cartucho ilegal mas também alertando as autoridades competentes e alertar a própria HP. Se ele (o consumidor) não faz uma denúncia, nós não temos como saber".

Solução antipirataria HP 04

Abaixo temos três modelos de selos utilizados pela HP para identificar seus cartuchos originais. Eles possuem vários sistemas de verificação que incluem desde a checagem do "OK" escrito em segundo plano, até conferência via QRCode com qualquer dispositivo compatível.

Selos Originais HP

O motivo desse novo serviço é zerar o comércio de cartuchos ilegais, algo que representa de 5% a 7% do mercado mundial segundo um estudo do United Office on Drugs and Crime. Segundo Claudio, a intenção também é garantir que as patentes de impressão da HP sejam respeitadas, garantindo o "nível HP de qualidade de impressão" para os clientes. "O cliente não sai no prejuízo. Caso o cartucho ou lote seja identificado como falso, o revendedor tem a obrigação de reembolsá-lo. ", completa Claudio.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.