HP anuncia novos membros do conselho e põe atual CEO Meg Whitman como presidente

Por Redação | 18.07.2014 às 13:06

A Hewlett-Packard continua o processo de reestruturação do seu corpo administrativo e, após anunciar a aposentadoria do antigo presidente do conselho Ralph Whitworth, nesta quinta-feira (17) a companhia nomeou a CEO Meg Whitman para assumir o posto. Num comunicado à imprensa, a HP também anunciou a nomeação de Klaus Kleinfield, presidente e CEO da Alcoa, para o conselho da companhia.

O anúncio dos novos nomes também incluiu o de Patricia Russo, ex-presidente executiva da Alcatel-Lucent e atual membro do conselho da HP, para assumir a diretoria independente da empresa norte-americana.

A dança de cadeiras no alto escalão de executivos da HP teve início há alguns meses quando Whitworth começou a apresentar problemas de saúde. Sua recente saída da HP também veio acompanhada da notícia de que ele deixaria a Relational Investors, uma companhia que ele próprio fundou em 1996.

Há quem diga, no entanto, que as mudanças significam uma disposição extra da companhia em modernizar seu corpo administrativo, que praticamente desde sua fundação em 1939 é dominado por tecnólogos e homens. A chegada de Whitman para assumir o conselho seria como uma confirmação disso e do poder que a executiva vem exercendo na empresa desde que assumiu a presidência executiva em 2011.

Desde aquele ano Whitman recebeu o apoio incondicional de Whitworth, que sempre a defendeu depois das trapalhadas causadas pela administração anterior. Juntos, os dois conseguiram limpar todo o corpo de executivos da HP, que culminou na demissão de Ray Lane da presidência da empresa em abril do ano passado. De lá para cá, a empresa tem visto suas ações valorizarem em mais de 50%.

Com as mudanças anunciadas, o conselho da HP passa a ter 12 membros, sendo que 7 delas têm mais experiência em conduzir grandes negócios multinacionais do que uma companhia focada em tecnologia. Portanto, espera-se que a companhia continue a crescer, inclusive, num ritmo mais acelerado daqui em diante.

Leia mais sobre a Hewlett-Packard: