Gráfico mostra declínio do Internet Explorer

Por Redação | 06 de Abril de 2015 às 13h03

O que era parte da "cultura" da internet há alguns anos parece que virou fato consumado agora: o Internet Explorer está morto. E o grande responsável por isso, ao menos de acordo com o gráfico abaixo, divulgado por um usuário no fórum Reddit, é o Google Chrome.

Gráfico de browsers

Na imagem, é possível notar o amplo domínio do Explorer até poucos anos atrás (muito por ser o navegador padrão do Windows), e a rápida ascensão do Google Chrome, que agora é responsável por quase metade de todos os acessos à web. Mesmo navegadores como Safari, Opera e Firefox acabaram ficando para trás em relação ao browser do gigante das buscas.

Quanto ao IE, a própria Microsoft parece ter desistido de vez dele. A aposta do momento é o Project Spartan, tentativa da empresa de substituir seu navegador clássico no Windows 10 e conseguir de volta os usuários perdidos ao longo dos anos.

A esperança da Microsoft, além de seus próprios esforços, é que o Project Spartan abocanhe a fatia do mercado que está se mostrando insatisfeita com o Chrome – o navegador do Google tem recebido diversas críticas sobre seu excessivo consumo de memória. Há ainda a Mozilla, cujo navegador Firefox mantém-se em 3º lugar na disputa pelo mercado, e que cobiça o público insatisfeito com ambas as maiores concorrentes.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!