Governo dos Estados Unidos pensa em criar regras para o uso das Bitcoins

Por Redação | 07 de Maio de 2013 às 19h38

Até pouco tempo atrás, a Bitcoin não era tão conhecida, e por isso acabava passando "despercebida". Ela nasceu como uma moeda descentralizada e não regulamentada, que não dependia de governos e bancos para circular no mundo virtual. Porém, agora as coisas podem mudar, pois os governos estão começando a reagir depois do boom do novo ativo circulante.

Conforme o pessoal do Mashable destaca, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos está considerando a possibilidade de regular a negociação das Bitcoins. Para Bart Chilton, um dos comissários do órgão que regula o futuro e as opções do mercado norte-americano, a moeda virtual "com certeza é algo que precisamos explorar".

A preocupação aparente é com os mercados derivativos da Bitcoin, onde os investidores podem apostar na queda ou no aumento da moeda e especular sobre seu valor. "Não é de dinheiro do Banco Imobiliário que estamos falando — pessoas reais podem ter riscos reais com esses instrumentos, e nós precisamos garantir a proteção dos mercados e dos consumidores", explicou o comissário.

Chilton ainda ressaltou que o governo poderia regular a moeda virtual se quisesse, isso porque eles querem ter certeza de que "tudo o que é comercializado está devidamente regulado". Apesar dessas palavras soarem como um interesse potencial no novo regulamento, elas não indicam que qualquer tipo de regulamentação será realmente implementada.

Algo que dificulta essa regulação da moeda digital é a falta de uma autoridade central, que se responsabilize pelo controle e pela supervisão. "Não há um repositório central, banco central, nada central", disse Chilton. Mas, por outro lado, ele diz que se a Bitcoin for negociada no comércio norte-americano (em seus computadores), o governo poderia fiscalizá-la.

Quer saber mais sobre as Bitcoins? O Canaltech explica:

Bitcoin: conheça a moeda virtual que não depende de governos e bancos

Quer entrar na onda das Bitcoins? Saiba o que você pode comprar com elas!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.