Google vai obrigar fabricantes a colocarem “powered by Android” nos aparelhos

Por Redação | 29.03.2014 às 18:08

Ao ligar o novo Samsung Galaxy S5, um fato curioso chama a atenção: assim que o telefone ganha vida, uma logo aparece na parte inferior da tela, “powered by Android”. Aparentemente, não é nada de mais, provavelmente apenas um texto mostrando o orgulho de rodar Android ou algo do tipo.

Mas não: a logo faz parte de uma nova obrigatoriedade do Google. De agora em diante, todos os novos aparelhos que rodam o sistema operacional deverão conter essa logo, caso queiram ter acesso aos serviços do Google, principalmente a Play Store.

Galaxy S5 powered by Android

Ao ligarmos o HTC One M8, também já vemos a logo.

Agora, qual o motivo? Obviamente, quase todo mundo sabe que os smartphones da Samsung, HTC, LG, Sony, Motorola e outros fabricantes rodam Android. Mas, na visão do Google, como o sistema é livre para ser modificado, cada empresa cria sua própria interface, e com o tempo pode ficar difícil para os consumidores em geral saberem que determinado aparelho funciona com Android. E essa logo fará o usuário identificar imediatamente que o smartphone ou tablet está rodando o sistema do Google.

A empresa divulgou uma série de diretrizes de posicionamento e tamanho da logo para que esteja de acordo com a identidade visual do sistema, além de manter todas as logos semelhantes, independente do fabricante.

Diretrizes Google Powered By Android

Apesar de parecer uma medida autoritária, realmente colocar uma pequena logo na inicialização do aparelho não é algo trabalhoso e absurdo, levando em conta as vantagens de se ter acesso a todos os serviços que o Google oferece para a plataforma.

Provavelmente não veremos esse textos nos tablets Kindle, da Amazon, nem no Nook, já que esses não utilizam os serviços do Google e, logo, não precisam ter acesso à Play Store.