Publicidade

Google vai obrigar fabricantes a colocarem “powered by Android” nos aparelhos

Por| 29 de Março de 2014 às 18h08

Link copiado!

Google vai obrigar fabricantes a colocarem “powered by Android” nos aparelhos
Google vai obrigar fabricantes a colocarem “powered by Android” nos aparelhos
Tudo sobre Google

Ao ligar o novo Samsung Galaxy S5, um fato curioso chama a atenção: assim que o telefone ganha vida, uma logo aparece na parte inferior da tela, “powered by Android”. Aparentemente, não é nada de mais, provavelmente apenas um texto mostrando o orgulho de rodar Android ou algo do tipo.

Mas não: a logo faz parte de uma nova obrigatoriedade do Google. De agora em diante, todos os novos aparelhos que rodam o sistema operacional deverão conter essa logo, caso queiram ter acesso aos serviços do Google, principalmente a Play Store.

Ao ligarmos o HTC One M8, também já vemos a logo.

Continua após a publicidade

Agora, qual o motivo? Obviamente, quase todo mundo sabe que os smartphones da Samsung, HTC, LG, Sony, Motorola e outros fabricantes rodam Android. Mas, na visão do Google, como o sistema é livre para ser modificado, cada empresa cria sua própria interface, e com o tempo pode ficar difícil para os consumidores em geral saberem que determinado aparelho funciona com Android. E essa logo fará o usuário identificar imediatamente que o smartphone ou tablet está rodando o sistema do Google.

A empresa divulgou uma série de diretrizes de posicionamento e tamanho da logo para que esteja de acordo com a identidade visual do sistema, além de manter todas as logos semelhantes, independente do fabricante.

Apesar de parecer uma medida autoritária, realmente colocar uma pequena logo na inicialização do aparelho não é algo trabalhoso e absurdo, levando em conta as vantagens de se ter acesso a todos os serviços que o Google oferece para a plataforma.

Continua após a publicidade

Provavelmente não veremos esse textos nos tablets Kindle, da Amazon, nem no Nook, já que esses não utilizam os serviços do Google e, logo, não precisam ter acesso à Play Store.