Google testa novo layout para publicidade no sistema de buscas

Por Redação | 13.03.2014 às 15:25

O Google está testando algumas mudanças para a forma como o conteúdo é exibido em sua página de resultados de buscas, incluindo algumas alterações no formato dos anúncios e na forma como eles são exibidos.

As maiores mudanças no buscador começaram no mês passado, quando a empresa se viu obrigada a mudar a forma de exibir anúncios após um longo processo da Comissão Europeia. A empresa era ameaçada com uma multa de US$ 5 bilhões por “confundir” usuários ao apresentar anúncios em meio a resultados orgânicos de pesquisa.

Com a necessidade de reformular seu site para toda a Europa, o Google parece querer aplicar o novo modelo como um padrão global. Os anúncios, que até agora eram destacados com um fundo de cor diferente, agora passarão a contar com botões amarelos que indicam a publicidade, deixando mais explícita a diferenciação de conteúdo no resultado de buscas.

google

Indicadores amarelos já estão sendo testados para alguns usuários no Brasil (Imagem: Reprodução)

O novo design começou a ser testado ainda no final do ano passado, com buscas para dispositivos móveis. Essa semana, o novo formato já começou a ser observado por alguns usuários da versão web, até mesmo aqui no Brasil, porém, em um comunicado oficial, a empresa não informa qualquer previsão de chegada da novidade a todos os usuários do sistema.

Leo Dalakos, VP de mídia desempenho da Performics, disse em entrevista ao site PCWorld que, embora o Google tenha interesse em aumentar a sua taxa de cliques em anúncios, é ainda mais importante oferecer uma navegação agradável ao usuário, sem que ele se sinta enganado ao perceber que clicou em um anúncio publicitário.

A empresa já testou diversas formas de diferenciar seu conteúdo pago, incluindo o teste de mais de 70 tons diferentes de azul para os links de publicidade. O botão amarelo é a tentativa mais explícita de diferenciação de conteúdo já testada pela empresa.