Google testa novo layout para publicidade no sistema de buscas

Por Redação | 13 de Março de 2014 às 15h25

O Google está testando algumas mudanças para a forma como o conteúdo é exibido em sua página de resultados de buscas, incluindo algumas alterações no formato dos anúncios e na forma como eles são exibidos.

As maiores mudanças no buscador começaram no mês passado, quando a empresa se viu obrigada a mudar a forma de exibir anúncios após um longo processo da Comissão Europeia. A empresa era ameaçada com uma multa de US$ 5 bilhões por “confundir” usuários ao apresentar anúncios em meio a resultados orgânicos de pesquisa.

Com a necessidade de reformular seu site para toda a Europa, o Google parece querer aplicar o novo modelo como um padrão global. Os anúncios, que até agora eram destacados com um fundo de cor diferente, agora passarão a contar com botões amarelos que indicam a publicidade, deixando mais explícita a diferenciação de conteúdo no resultado de buscas.

google

Indicadores amarelos já estão sendo testados para alguns usuários no Brasil (Imagem: Reprodução)

O novo design começou a ser testado ainda no final do ano passado, com buscas para dispositivos móveis. Essa semana, o novo formato já começou a ser observado por alguns usuários da versão web, até mesmo aqui no Brasil, porém, em um comunicado oficial, a empresa não informa qualquer previsão de chegada da novidade a todos os usuários do sistema.

Leo Dalakos, VP de mídia desempenho da Performics, disse em entrevista ao site PCWorld que, embora o Google tenha interesse em aumentar a sua taxa de cliques em anúncios, é ainda mais importante oferecer uma navegação agradável ao usuário, sem que ele se sinta enganado ao perceber que clicou em um anúncio publicitário.

A empresa já testou diversas formas de diferenciar seu conteúdo pago, incluindo o teste de mais de 70 tons diferentes de azul para os links de publicidade. O botão amarelo é a tentativa mais explícita de diferenciação de conteúdo já testada pela empresa.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.