Google testa nova timeline interativa para aprimorar seu serviço de busca

Por Redação | 28 de Julho de 2014 às 16h10

O Google pode estar trabalhando para deixar seu mecanismo de busca ainda mais completo e interativo. Atualmente o serviço de buscas já oferece um quadro com as principais informações de um evento, termo ou celebridade a partir do banco de dados da Wikipedia. Mas, usando informações adicionais da enciclopédia online, a busca iria incluir uma linha do tempo interativa para determinados eventos, tornando a visualização mais rápida e contextualizada de diferentes fases de um evento ou empresa.

Google linha do tempo

A novidade foi revelada por Florian Kiersch, em um post em seu blog pessoal. O usuário do Google + publicou screenshots que mostram uma linha do tempo interativa acima das informações gerais da busca, usando informações da Wikipedia. A revelação de Kiersch foi divulgada pela primeira vez no site Android Police.

A linha do tempo acima dos resultados de busca mostra os pontos chaves de determinado acontecimento. Quando pesquisado “1ª Guerra Mundial”, por exemplo, é possível navegar nos diferentes pontos da linha do tempo e, com um zoom, ver melhor alguns períodos. Quanto maior o zoom, mais será possível identificar pequenos eventos dentro de um espaço da linha do tempo, onde será possível ver uma breve descrição do assunto. Se clicar no box, será redirecionado para uma nova pesquisa do Google.

O novo recurso foi chamado por Kiersch de “Knowledge Graph”, algo como “Gráfico do conhecimento”, em tradução literal.

Google linha do tempo

Com a possibilidade de interação com a linha do tempo, as buscas do Google podem ficar muito mais simplificadas, além de não exigir que o usuário entre em outras páginas para entender o evento. Neste caso a própria página do Google já oferece um leque imenso de informações.

Kiersch afirma que a ferramenta provavelmente ainda está em fase de testes e não deve ser disponibilizada em larga escala muito em breve. A interface complexa do serviço pode exigir mais um tempo para que seja aprimorada pelo Google, até para que a estética não seja desfavorecida com um alto número de informações exibidas na tela.

Kiersch já fez outras revelações inéditas sobre ferramentas do Google anteriormente. Em maio, ele informou que a empresa estaria testando um novo recurso para sites de “bookmarking”, no entanto nenhuma informação foi confirmada após seus rumores.

O site Android Police adicionou no Youtube um vídeo que mostra a nova ferramenta em funcionamento. Confira:

Fonte: http://www.androidpolice.com/2014/07/27/google-is-testing-a-wikipedia-powered-interactive-timeline-view-for-historical-knowledge-graph-searches/

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.