Google se pronuncia sobre vazamento de 5 milhões de senhas do Gmail

Por Redação | 11 de Setembro de 2014 às 18h15
photo_camera Mashable
TUDO SOBRE

Google

Muita gente ficou de cabelo em pé nesta semana ao saber que mais de cinco milhões de credenciais do Gmail vazaram na rede. E nesta quinta-feira (11), o Google confirmou que o problema aconteceu devido a problemas de segurança de terceiros, e não de seu sistema.

De acordo com o Ubergizmo, o Google afirmou ter detectado menos de 2% de senhas válidas nas combinações exibidas pela lista que vazou na internet. Para se certificar que os usuários afetados não fossem mais prejudicados, a companhia também utilizou sistemas autômatos contra a invasão dessas contas e recomentou aos utilizadores do serviço a reformulação de suas senhas de acesso.

O Google também fez um alerta sobre a principal razão desse tipo de vazamento. Uma das causas mais comuns é o fato da maioria das pessoas utilizarem a mesma senha para todos seus serviços online. Assim, explorar uma brecha na segurança de um deles pode comprometer toda a vida digital do usuário.

A maneira mais adequada para evitar que isso aconteça é utilizar diferentes credenciais para cada um dos serviços online. O Google também sugere usar senhas mais difíceis de serem quebradas, atualizar as opções de recuperação de contas e ativar a verificação em dois passos para adicionar uma camada a mais de proteção.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.