Google registra patente de controles touch na parte de trás de smartphones

Por Redação | 12.03.2013 às 18:00
photo_camera The Verge

Um registro de patente do Google, divulgado na última semana, indica que a empresa estaria planejando a implantação de controles touchscreen na parte de trás de smartphones equipados com a plataforma móvel Android. A tecnologia é muito parecida com a patente registrada pela Apple em 2006, que planejava instalar controles sensíveis ao toque nas gerações futuras do seu iPad. A notícia saiu no SlashGear.

Com base nas imagens do pedido de patente, os controles traseiros permitirão que os usuários rolem páginas na internet, em revistas e até e-books, naveguem através da sua seleção de músicas entre outras opções, tudo isso sem tocar na tela do aparelho, o que poderá contribuir para a diminuição de marcas de digitais no display. A ideia dos controles traseiros também é criar uma experiência melhor do usuário e que permita que ele controle seu aparelho apenas com uma mão.

Patente Google controle traseiro
Patente Google controle traseiro

Fotos: Reprodução:Patent Bolt

Rumores indicam que o recurso não deverá estar disponível apenas em smartphones e tablets Android, mas também nos Chromebooks. No entanto, a única empresa a implantar a tecnologia em seus dispositivos foi a Sony, com os recursos de controles sensíveis ao toque na parte de trás no PS Vita, usado em muitos jogos para concluir missões, selecionar vários alvos simultaneamente, navegar em mapas entre outras funções.

Patente Google controle traseiro

Reprodução: Patent Bolt

Por enquanto, nem o Google e nem a Apple revelaram planos para lançar novos aparelhos móveis com a tecnologia de controles traseiros, mas especialistas esperam que a gigante da Web aplique a tecnologia em seus produtos antes mesmo da Maçã.