Google reduz preços de serviços na nuvem

Por Redação | 01 de Outubro de 2014 às 18h42

O Google usou o evento Atmosphere Live, realizado nesta quarta-feira (1), para abordar assuntos como a demanda por tecnologias na nuvem a um preço mais acessível. A empresa ainda aproveitou para anunciar uma redução dos preços do Google Compute Engine em aproximadamente 10% para todas as regiões.

O Google já havia feito uma redução dos valores em março, estabelecendo um novo padrão de preços da infraestrutura básica das tecnologias em nuvem, como armazenamento. Segundo uma publicação no blog do Google por Urs Hölzle, vice-presidente sênior do Google para infraestrutura técnica, “estes cortes são resultado do aumento da eficiência em nossos centros de dados, bem como a queda dos custos de hardware, o que nos permite repassar preços mais baixos para nossos clientes”.

A publicação afirma que muitas equipes de desenvolvimento gastam 80% do tempo com correções e tarefas menores, gerenciando sistemas, corrigindo bugs e mantendo o básico, enquanto apenas 20% do tempo é usado para desenvolvimento e construção de novos produtos e sistemas, efetivamente. Para Hölzle, o Compute Engine, assim como o restante da plataforma em nuvem, ajuda que as empresas não sofram este desperdício de tempo.

O corte nos preços da nuvem pública do Google também terá impacto nas concorrentes do serviço, como a Amazon Web Services, que é líder no mercado e deve reduzir os preços nas próximas semanas como resposta. Outras empresas como IBM e Rackspace também podem realizar mudanças na grade de valores.

Além dos preços em queda dos serviços em nuvem do Google, a empresa também lançou rapidamente novos serviços na plataforma, como uma interface de programação de aplicativo de monitoramento (API) e um serviço para processamento de grandes fluxos de dados.

Na publicação, Hölzle ainda afirma que está ansioso pelo que está por vir e pede que os usuários acessem o Google Cloud Platform Live no dia 4 de novembro para “saber mais sobre para onde estamos indo”. Quais serão as novidades que o Google está preparando para sua plataforma na nuvem?

Enquanto não descobrimos, veja os novos valores dos serviços do Google Compute Engine:

preços google

Fonte: http://googlecloudplatform.blogspot.com.br/2014/10/Announcing-across-the-board-price-cuts-on-Compute-Engine.html

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.